Programação cultural e ações de saúde marcam Mês da Mulher em São Bernardo
Além de exposições, atrações musicais e ao ar-livre, UBS´s também irão ofertar exames de Papanicolau sem consulta entre os dias 11 e 16
- Data: 02/03/2019 10:03
- Alterado: 02/03/2019 10:03
- Autor: Carla de Gragnani
- Fonte: Secom - PMSBC
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
A Prefeitura de São Bernardo deu início nesta sexta-feira (01/03) à programação do Mês da Mulher, com uma série de atrações que exaltam o universo feminino, entre apresentações musicais, teatrais, exposições, além de ações preventivas contra o câncer de colo de útero e de mama. O calendário é uma extensão do Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no próximo dia 8, em homenagem às lutas femininas por melhores condições de trabalho e pelo direito de voto.
A programação de Saúde acontece entre os dias 11 e 16 de março, das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com atividades educativas de prevenção contra os cânceres femininos e oferta de serviços como Coleta de Citopatológico (Papanicolau). As unidades também contarão com atividades de disseminação de informações sobre os direitos das mulheres e de combate à violência contra a mulher.
Já o calendário cultural se estende por todo o mês, com destaque para a palestra “O bug do feminismo” da escritora e professora emérita de Teoria Crítica e Coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Heloisa Buarque de Hollanda. O evento acontece no dia 9 de março, das 9h às 12h, no auditório da Faculdade de Direito de São Bernardo (Rua Java, 425, Jardim do Mar). As inscrições devem ser feitas pelo site: www.direitosbc.br.
Outra importante atração será o evento “Elas no Parque”, que no dia 30 de março proporcionará uma experiência especial voltada para mulheres de todas as idades. Expositores de artesanato, esportes radicais, espaço da beleza e espaço kids com pintura facial e escultura em balões serão disponibilizados das 10h às 18h, no Parque da Juventude (Av. Armando Ítalo Setti, 65, Centro). Para fechar o dia, haverá shows de Samba Iaiá e Gika Santos, com entrada gratuita.
Nas artes visuais, o destaque fica por conta da exposição “Obirinxá” da artista Laís Oliveira, que será aberta no dia 8, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1.325). Na mostra, a mulher está representada nas recriações da iconografia da cultura yorubá. As obras enfatizam elementos e códigos da cultura afro-brasileira, construídos nas relações sociais e históricas dos povos africanos escravizados no Brasil. As yabás, orixás femininos, forças da natureza ou obirinxás são apresentadas em xilogravura. “Obí” significa do sexo feminino e “obìnri”, mulher.
A programação inclui ainda laboratório de Dramaturgia para Mulheres, coordenado pelo Núcleo de Experimentos em Dramaturgia. O curso será realizado de 16 de março a 15 de junho, sempre aos sábados, na Pinacoteca. Inscrições podem ser feitas pelo email [email protected] ou [email protected]. O calendário completo do Mês da Mulher pode ser conferida no link: www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/mes-da-mulher-2019.