Primeira plenária do PPA Regional reúne 600 pessoas em São Bernardo
No total serão sete encontros com a participação da população; diretrizes vão orientar as políticas regionais para os próximos quatro anos
- Data: 11/09/2013 11:09
- Alterado: 11/09/2013 11:09
- Autor: Ana Lucia Almeida
- Fonte: PMSBC
Crédito:
São Bernardo do Campo sediou, na noite desta terça-feira (10), a primeira plenária do Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo do Grande ABC. Cerca de 600 pessoas prestigiaram a reunião, realizada no Centro de Referência do Idoso (CRI), no Centro. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, entidade que promove as plenárias, abriu o encontro.
Também estiveram presentes os prefeitos de outras cinco cidades do ABC, com exceção de Ribeirão Pires.
Este é o primeiro Plano Plurianual realizado em caráter regional e com a participação da população. No total, serão sete encontros, um em cada município do ABC.
A partir das diretrizes apontadas nas plenárias, serão definidos os programas, ações e metas que vão orientar as políticas a serem conduzidas pelo Consórcio nos próximos quatro anos. A proposta é fazer com que o PPA Regional dialogue com o que está previsto nos PPAs Estadual e Federal de modo a facilitar a obtenção de recursos que viabilizem as propostas debatidas conjuntamente pelos municípios.
Marinho destacou que o planejamento realizado pelas sete cidades marca um novo momento para o ABC. “Estamos construindo conquistas para a região, mas temos que ter em mente que vários problemas somente serão resolvidos se tomarmos decisões conjuntas”, disse. “É evidente que as cidades não têm orçamento suficiente para responderem a todas as indagações que aqui nós construiremos, mas o exercício é exatamente pensar as diretrizes para que o Consórcio crie as condições para implantar projetos regionais que mudem a realidade do povo”, completou.
O presidente do Consórcio ressaltou, ainda, que a estrutura do Estado brasileiro não corresponde às necessidades de uma região integrada como a do Grande ABC. “Estamos iniciando um debate provocativo de reorganização do Estado brasileiro em alguns aspectos que precisamos avançar. É preciso que a estrutura de Estado se modernize. Hoje, por exemplo, não conseguimos formalizar um convênio único para a região, é preciso ser feito com cada cidade, individualmente”, explicou.
Para o administrador de empresa Mauro José Martinelli, que participou de um dos grupos de trabalho, é importante se pensar sobre os problemas regionais. “A região cresceu e problemas, como transporte e drenagem, estão interligados. Por isso, acredito que é preciso buscar soluções integradas para a melhoria dos serviços”, afirma.
GRUPOS DE TRABALHO – A plenária de São Bernardo contou com um total de 354 credenciados. Assim como no PPA Participativo municipal, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para a elaboração das diretrizes prioritárias dentro de cada tema. No total foram dez grupos de trabalho, que escolheram seis temas para serem discutidos: Mobilidade Urbana Regional, Habitação, Segurança Urbana, Políticas Sociais Afirmativas, Saúde e Educação, Cultura e Lazer.
As diretrizes priorizadas nas sete plenárias serão depois analisadas e aprovadas pela Assembleia de prefeitos do Consórcio Intermunicipal. Também é possível participar do PPA Regional por meio da consulta pública, disponível no site do Consórcio (www.consorcioabc.sp.gov.br) até o dia 10 de outubro.
O próximo encontro será em Santo André, nesta quinta-feira (12), às 19h, no Clube Primeiro de Maio (Salão Social). O endereço é Av. Portugal, 79, Centro.