Prescrição farmacêutica é tema de debate em São Bernardo
Assunto será debatido na Uniban ABC; Pela proposta, medicamentos que não tenham prescrição médica podem ser receitados nas drogarias.
- Data: 16/09/2013 16:09
- Alterado: 16/09/2013 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: Alfapress
Tony Todd em cena de "O Mistério de Candyman" (1992)
Crédito:
O representante do Conselho Federal de Farmácia, Marcelo Polakow, realizará um debate nessa terça-feira (17), às 20h, na Universidade Anhanguera Uniban, unidade ABC, para discutir a aprovação da proposta que prevê autorização para que farmacêuticos prescrevam medicamentos de venda livre, como analgésicos, antigripais e relaxantes musculares.
De acordo com o texto que aguarda ser sancionado, a prescrição farmacêutica prevê “a seleção de terapias farmacológicas e não farmacológicas, além de outras intervenções relativas ao cuidado do paciente realizadas pelo Farmacêutico, sempre no limite de sua competência profissional”. A medida não vale para remédios tarjados, que necessitam de receita médica.
Para o coordenador do curso de Farmácia, Felipe Janz, o objetivo da proposta é oferecer aos profissionais a oportunidade de orientar o consumidor, diminuindo os riscos da automedicação. “O problema não está na medicação em si, mas na prática abusiva e combinações perigosas, que pode causar desde reações alérgicas, diarreia, tonturas e enjoos, até anular eficácia de medicamentos ou potencializar efeitos colaterais”, orienta o docente.
A palestra será aberta ao público em geral e será realizada na Rua Dr. Rudge Ramos, 1501 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo.