Prefeitura de São Bernardo entrega quadras reformadas em escola do Baeta Neves
Após incêndio em fevereiro deste ano, EMEB Aldino Pinotti foi revitalizada
- Data: 10/08/2019 09:08
- Alterado: 10/08/2019 09:08
- Autor: Kati Dias
- Fonte: PMSBC
Crédito:Omar Matsumoto/PMSBC
Cerca de 530 alunos da EMEB Aldino Pinotti, no bairro Baeta Neves, ganharam duas quadras reformadas pela gestão do prefeito Orlando Morando, na manhã da última sexta-feira (9). Trata-se de mais uma ação com o objetivo de recuperar o local, que passou por incêndio em fevereiro deste ano. A reabertura da escola ocorreu em 90 dias após o episódio. O chefe do Executivo esteve na solenidade de entrega, acompanhado da secretária de Educação, Sílvia Donnini, que também contou com profissionais da educação, pais e alunos.
“Esta é a terceira vez que venho a esta escola. E venho por um motivo muito alegre. Entregar um espaço esportivo muito aguardado pelas crianças e pela comunidade. Quando estive aqui em maio para a reabertura desta EMEB, fui assertivamente questionado por qual razão não implementava obras de recuperação deste espaço. Graças a um duro ajuste financeiro, foi possível atender o pedido das crianças”, afirmou o prefeito Orlando Morando.
Com investimento total de R$ 150 mil, foi feita reforma total nas quadras, que não passavam por intervenções há mais de 15 anos. Ainda foi feita a revisão completa em prédio anexo. Atualmente a unidade escolar atende cerca de 530 alunos na modalidade Educação Infantil.
Para a secretária de Educação, Sílvia Donnini, foi muito especial retornar a esta escola em momento festivo. “Estamos muito emocionados por estar aqui novamente, especialmente de todo o processo que passamos juntos. O que aconteceu aqui foi muito grave, mas o governo não poupou esforços para recuperar esta unidade escolar em 90 dias. Juntos, entendemos que é possível superar todos os obstáculos”, disse.
A diretora-executiva da APM (Associação de Pais e Mestres), Aline Barbosa, comemorou mais uma conquista da comunidade escolar. “Um sonho foi realizado. Há mais de 15 anos esperamos a recuperação completa destas quadras, que voltarão a ser um espaço para o brincar. De um lugar que não oferecia segurança, hoje contamos com um espaço alegre e colorido. A ampliação de um território que será fundamental para o desenvolvimento de nossas crianças”, complementou.
RECUPERAÇÃO – A EMEB Aldino Pinotti foi recuperada em maio deste ano depois de sofrer um incêndio em fevereiro. Com custo de R$ 1,1 milhão, as intervenções envolveram elaboração de laudo estrutural de estabilidade das áreas afetadas, revisão em todas as instalações elétricas, substituição de pisos paviflex, impermeabilização de laje e substituição de clarabóias, reparos das instalações hidráulicas e ainda a instalação de elementos de sistema de combate a incêndios.
Durante o período, a Secretaria de Educação fez uma grande força-tarefa que envolveu o transporte das crianças para outras unidades e a entrega de novos uniformes escolares (destruídos no incêndio), bem como o processo de adaptação dos alunos. Durante os 90 dias em que a EMEB Aldino Pinotti ficou fechada, os 530 alunos foram atendidos nas EMEBs Padre Angelo Ceroni, Olegário José Godoy, Professora Nádia Aparecida Issa Pina e Odette Edith Périgo de Lima. A Prefeitura realizou o transporte gratuito dos alunos ao longo do período.