Prefeitos discutem lançamento do PPA Regional e ações em áreas de risco
Encontro foi realizado no Consórcio Intermunicipal Grande ABC
- Data: 04/11/2013 19:11
- Alterado: 04/11/2013 19:11
- Autor: Vinícius Dominichelli
- Fonte: PMSBC
Crédito:
O prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luiz Marinho, se reuniu na manhã desta segunda-feira (4) com os prefeitos das demais cidades da região. No encontro, foram discutidos o lançamento do Plano Plurianual Regional Participativo do Grande ABC e ações conjuntas para evitar tragédias durante as chuvas de verão.
“A princípio vamos lançar o PPA Regional no dia 11 de dezembro, em Santo André, provavelmente com a presença da ministra do Planejamento, Miriam Belchior”, disse Marinho. O lançamento do Plano Plurianual Regional fará parte das comemorações pelo 23º aniversário do Consórcio.
As plenárias foram organizadas entre 10 de setembro e 1 de outubro nas sete cidades do Grande ABC. O Núcleo de Planejamento, formado pelos sete secretários de Planejamento da região, sistematizou as diretrizes apontadas pelos moradores dos municípios e enviadas por meio da Consulta Pública no site do Consórcio. As diretrizes foram transformadas em programas e ações prioritárias visando a elaboração do documento final, que deverá orientar os investimentos e dialogar com os PPAs estadual e federal.
No encontro também foi apontada a necessidade de reunir os prefeitos da região e representantes do Governo do Estado e discutir medidas conjuntas para evitar tragédias em áreas de risco durante o período das chuvas de verão. Segundo Marinho, o Grande ABC possui 524 moradias em situação de grave risco, sendo 220 em Santo André, 146 em Rio Grande da Serra, 63 em Mauá, 40 em Diadema, 37 em Ribeirão Pires e apenas 18 em São Bernardo.
Segundo o prefeito de São Bernardo, na reunião com o Governo do Estado ainda será discutida a limpeza dos piscinões da região. “O governador nos disse que a limpeza seria feita antes do início do período de chuvas”, lembrou Luiz Marinho.