Prefeitos de São Bernardo e Cubatão, realizam vistoria na Barragem da Represa Billings
Sugerida pela deputada estadual Carla Morando, ação foi acompanhada pelo prefeito de Cubatão, Demário Oliveira; barragem fica na divisa de ambas as cidades
- Data: 31/01/2019 08:01
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Carla de Gragnani
- Fonte: Secom - PMSBC
Crédito:
Alertado pelo desastre de Brumadinho (MG), uma das maiores tragédias humanas já registradas no País, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, vistoriou nesta quarta-feira (30/01) as condições de segurança da barragem do Rio das Pedras – na divisa de São Bernardo com Cubatão –, que separa o braço do Rio Grande do corpo principal da Represa Billings. A inspeção foi sugerida pela deputada estadual Carla Morando e também contou com participação do prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira, e do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Marcelo Lima.
Em uma análise preliminar não foi constatado qualquer tipo de risco de abalos no local, por parte das equipes da Defesa Civil de ambas as cidades. Em paralelo, ficou definido o encaminhamento de um ofício à Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), responsável pelo sistema do reservatório da Billings, para que seja remetido, em regime semestral, um laudo informando a situação da segurança da barragem.
Com 35 metros de altura e 173 m de comprimento de crista, a estrutura foi construída durante os anos de 1926 a 1928, e está situada junto às escarpas da Serra do Mar. “Aparentemente não existe qualquer anomalia, mas uma eventualidade poderia deixar Cubatão embaixo de água e causaria um grande desabastecimento em São Bernardo e outras áreas da região metropolitana. Estamos agindo com prudência para não lamentar ou remediar no futuro”, salientou o chefe do Executivo.
A área vistoriada faz parte de um conjunto de cinco barragens que integram o sistema, sendo que as demais não apresentam ameaças, uma vez que se tratam de estruturas voltadas ao nivelamento da água. De acordo com o prefeito de Cubatão, estudos da década de 1980 realizados pela EMAE alertaram sobre os efeitos de um eventual rompimento da barragem, destacando que a água vazada do sistema poderia alcançar a praia de Gonzaga, em Santos. “Brumadinho nos alertou e temos que acompanhar de perto, para que a gente possa levar segurança para toda a população de Cubatão e São Bernardo”, afirmou. De acordo com Demário, será feito um pedido à EMAE para elaboração de um plano de risco junto à população para mitigar os efeitos de uma eventual ocorrência.
“A tragédia de Brumadinho gerou uma grande preocupação em relação a outras tantas barragens no nosso Estado e País. Com esse ofício, para que seja comunicado periodicamente as condições da barragem, traremos mais tranquilidade às populações dos dois municípios. Agradeço os prefeitos por acatarem esse pedido de inspeção nesta que é a principal barragem do sistema Billings”, ressaltou Carla.
ANÁLISE TÉCNICA PRELIMINAR
A análise do coordenador da Defesa Civil de São Bernardo, Marcos de Cayres, apontou que não existem aspectos visuais na estrutura da barragem que despertem preocupação, mas reforçou a necessidade da elaboração de um estudo técnico periódico que ateste a segurança da barragem. “Não existe nenhuma feição de instabilidade que evidencie risco, porém é evidente que uma estrutura como esta precisa de um acompanhamento. A preocupação dos prefeitos é muito procedente”, completou.