Prefeito Orlando Morando anuncia Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista
Primeiro equipamento público voltado ao atendimento do TEA no município será instalado em prédio do antigo Hospital Municipal Universitário (HMU) em parceria com o Governo do Estado
- Data: 18/04/2024 16:04
- Alterado: 18/04/2024 17:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista no Rudge Ramos
Crédito:Vivian Rossi
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou, nesta quinta-feira (18/4), que o primeiro Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) municipal será instalado em parte do prédio onde funcionava o antigo Hospital Municipal Universitário (HMU), localizado na Avenida Bispo Cesar D’Acordo Filho, no bairro Rudge Ramos.
A implantação do primeiro equipamento público de Saúde voltado ao atendimento do TEA é fruto da articulação da primeira-dama e deputada estadual Carla Morando junto ao governo do Estado de São Paulo. Já em reforma, o espaço foi completamente reestruturado para ofertar tratamento completo para o diagnóstico e tratamento de pacientes com transtorno do espectro autista.
Em vistoria ao local, ao lado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o chefe do Executivo municipal destacou que se trata de mais um marco na Saúde de São Bernardo, enfatizando todo o comprometimento da gestão. “O Centro de Referência em TEA será fundamental para ampliar o trabalho de diagnóstico correto de pacientes, com oferta de equipe multiprofissional capacitada. Que bom que o governador Tarcísio de Freitas abraçou esta iniciativa e proporcionou a continuidade do projeto”, diz.
O atendimento de pacientes com transtorno do espectro autista na rede municipal de Saúde tem porta de entrada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que encaminham os casos aos demais equipamentos, como o CAPS Infantil (tratamento de reabilitação e estimulação dos casos que necessitem de acompanhamento e recursos especializados não disponíveis nas UBSs) e o Centro Especializado em Reabilitação – CER IV (quando da existência de comorbidades associadas).
NOVA ESTRUTURA – O Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista terá 11 salas, divididas entre consultórios médicos, salas multi-atendimento, sala de cuidados de enfermagem, além de espaço sensorial, biblioteca, refeitório, sala de reunião, recepção, sala de espera, vestiários, copa, administração, entre outros.