PPA Regional do Grande ABC-SP?

Luiz Marinho falou sobre importância de incluir o prefeito de São Paulo na discussão de problemas que envolvem a Capital, iniciando um processo de integração metropolitana.

  • Data: 18/09/2013 11:09
  • Alterado: 18/09/2013 11:09
  • Autor: Ana Lucia Almeida
  • Fonte: PMSBC
PPA Regional do Grande ABC-SP?

Crédito:

Você está em:

O prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luiz Marinho, destacou, nesta terça-feira (17), em São Caetano, durante a terceira plenária do Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo do Grande ABC, a necessidade de inclusão da cidade de São Paulo nas discussões regionais, de forma a iniciar um processo de integração metropolitana.

Para o presidente do Consórcio, assuntos como a construção do piscinão Jaboticabal e integração tarifária com as linhas que atendem a capital, só poderão ser resolvidos por meio de um debate regional e metropolitano. “Para isso, é preciso demandar a presença do prefeito da Capital e, acima de tudo, buscar a participação do governo do Estado e do governo federal para encontrarmos as soluções necessárias”, ressaltou Marinho.

Cerca de 200 pessoas compareceram à plenária de São Caetano do Sul, sendo 72 cadastradas para participar dos quatro grupos de discussão formados. Para a elaboração das diretrizes prioritárias, a população escolheu os temas Saúde e Políticas Sociais Afirmativas.

A assembleia foi realizada na Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Dom Benedito Paulo Alves Souza. Além do prefeito da cidade anfitriã, Paulo Pinheiro, estiveram presentes os chefes do Executivo de Santo André, Mauá, e Diadema.

Segundo Paulo Pinheiro, esse é um momento único para que a região seja fortalecida com projetos e ideias que façam a diferença. “Hoje temos outro enfoque, que é pensar regionalmente, e o ABC saiu na frente com esse modelo. Para isso, a contribuição dos moradores é fundamental”, disse.

PPA Regional – Este é o primeiro Plano Plurianual realizado em caráter regional e com a participação da população. A partir das diretrizes apontadas nas plenárias, serão definidos os programas, ações e metas que vão orientar as políticas a serem conduzidas pelo Consórcio nos próximos quatro anos. A proposta é fazer com que o PPA Regional dialogue com o que está previsto nos PPAs Estadual e Federal para facilitar a obtenção de recursos que viabilizem as propostas debatidas conjuntamente pelos municípios.

Os encontros, no total de sete, um em cada município da região, já foram realizados em São Bernardo do Campo e Santo André. Também é possível participar do PPA Regional por meio da consulta pública, disponível no site do Consórcio (www.consorcioabc.sp.gov.br) até o dia 10 de outubro.

A próxima plenária será em Mauá, nesta quinta-feira (19), às 19h, no Centro Municipal de Educação Inclusiva (Cemei) Cleberson da Silva. O endereço é Rua da Pátria 237, Vila Magini.

Compartilhar:
1
Crédito:PMSBC
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 18/09/2013 11:09
  • Alterado:18/09/2013 11:09
  • Autor: Ana Lucia Almeida
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados