Passagem da Tocha Olímpica em São Bernardo
Celebração foi realizada no Ginásio Poliesportivo. No trajeto, 64 privilegiados conduziram a Tocha Olímpica. Atletas medalhistas do ABC foram homenageados
- Data: 24/07/2016 09:07
- Alterado: 24/07/2016 09:07
- Autor: Niceia de Freitas
- Fonte: PMSBC
Crédito:Wilson Magão
O clima Olímpico tomou conta de São Bernardo na tarde deste sábado (23) com a passagem da Tocha, o principal símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, por algumas das principais ruas da cidade. A festa culminou com o acendimento da pira de celebração, às 19h15, no Ginásio Poliesportivo, na Avenida Kennedy, 1.155, por Diego Hypolito, bicampeão mundial de ginástica artística de solo, o último condutor do trajeto. O prefeito Luiz Marinho participou da cerimônia e que foi acompanhada por uma multidão ao longo de todo o percurso.
“Correr esta reta final (últimos 200 metros) é inexplicável, fico muito honrado. É um marco na vida de qualquer pessoa saber que está em suas mãos o fogo Olímpico, que representa o respeito e o espírito sagrado entre as nações. Senti que mais uma vez estarei nos Jogos Olímpicos e, com muito empenho, representarei todos vocês, que me apoiam há 20 anos”, disse Hypólito ao comentar que agora sabe o que sentiu a sua irmã Daniele, que também carregou o símbolo, pela primeira vez, aos 17 anos, em Salt Lake City, nos jogos de inverno dos Estados Unidos.
Marinho disse que é uma honra a cidade ser escolhida para a passagem da Tocha. Aproveitou para parabenizar e desejar sorte aos atletas que vão representar o País nos Jogos Olímpicos. “Que essa energia positiva contamine todos os esportistas do maior evento esportivo do mundo e que será realizado no Brasil”, disse.
Durante a cerimônia, a organização dos Jogos Rio 2016 fez uma homenagem em nome do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que tem Marinho como presidente, aos atletas medalhistas olímpicos que representam o ABC. Receberam uma placa de homenagem Arthur Zanetti, o medalhista de ouro na ginástica artística (que foi representado pelos pais), Douglas Chiarotti, ouro olímpico do vôlei masculino e técnico do São Bernardo Vôlei, Kátia Monteiro, da equipe feminina do São Bernardo Vôlei e William Carvalho, técnico da equipe feminina do São Bernardo Vôlei.
FESTA – Em São Bernardo, a tocha percorreu 12,8 quilômetros carregada por 64 condutores. Teve início com Rafael Rodrigues, paratleta bicampeão mundial de Jiu-Jitsu, que partiu da Avenida Winston Churcill com a Avenida Senador Vergueiro por 200 metros. Para Rafael, o momento foi como um filme em sua memória, desde a época do acidente, que o tornou paraplégico, até a superação, desde que o esporte entrou na sua vida, há 20 anos. “Tudo isso se passa como um momento mágico e fico muito feliz por carregar um símbolo que representa o espírito olímpico”, disse.
Os outros dois condutores de São Bernardo, indicados pela Administração, foram: Alessandro Rodrigo da Silva, atleta paralímpico que defenderá o país no atletismo e Hugo Hoyama, técnico da seleção feminina de tênis de mesa.
Depois do ponto de partida, a Tocha seguiu pela Vergueiro, passou pelo Paço Municipal, pela Rua Jurubatuba até a Praça Miguel Etchenique. De lá voltou ao Centro pela Rua Marechal Deodoro, Avenida Lucas Nogueira Garcez e Avenida Kennedy até o Poliesportivo.
Durante o percurso, as ruas foram tomadas pelo clima de festa. Paulo Victor estava em um dos pontos da Jurubatuba, com a mulher, Gleisa Branca e a afilhada Luiza, de seis anos, para ver a passagem. “É uma oportunidade única que não podíamos perder. Estamos aqui desde às 15h30 e não vamos embora enquanto ela não passar”, disse Paulo. “Já assisti pela TV, agora quero ver de perto”, disse a menina Gleisa.
Ainda como parte da passagem da Tocha o público também pôde participar de diversas atividades culturais e esportivas que foram realizadas na cidade: intervenções circenses da Cia. Sintonia do Riso, exposição de Cultura Negra, apresentações de dança dos alunos da Coordenadoria de Ações para Juventude (Cajuv).
No estacionamento superior do ginásio Poliesportivo ocorreram diversas atividades: espaço de atletismo, salto e arremesso de peso, basquete, mini-vôlei, vôlei de praia, beach tênis, ginástica artística, tênis de mesa, tenda dos atletas da cidade e espaço jogos digitais. A Alameda da Universidade teve brincadeiras como rolimã, slackline, skate, patins e BMX.
No palco da celebração da passagem da Tocha Olímpica, no final do evento, teve apresentação da orquestra de Viola Caipira de São Bernardo e da Blue Light Blues Band.
São Bernardo foi a 82ª cidade a receber a Tocha. Neste domingo (24), o comboio chegará à cidade de São Paulo, onde o revezamento será realizado em diversos bairros.