Páscoa deve aumentar vendas em 5% no comércio de São Bernardo
Além dos atrativos de produtos como ovos de chocolate, a data incentiva também a venda de produtos não relacionados
- Data: 04/04/2019 13:04
- Alterado: 04/04/2019 13:04
- Autor: Redação
- Fonte: ACISBEC
Crédito:
A Páscoa é a primeira data comemorativa do ano e muito significativa para o comércio de São Bernardo do Campo. A data que será comemorada no domingo (21) é um atrativo para o setor de produtos típicos como ovos de chocolate, bombons e barras, porém estimula ainda o movimento de artigos não relacionados. A expectativa é que as vendas do período tenham aumento de 5% neste ano em relação ao ano passado, de acordo com estimativa da ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo).
“Como é uma data de congraçamento, especialmente familiar, acaba estimulando o aumento das vendas em geral porque o consumidor tradicional tende a comprar outros produtos. Ele vai visitar a família e, muitas vezes, no lugar o chocolate leva um presente. Além disso, há ainda a compra por impulso como bebidas, por exemplo, que acompanham uma compra de artigos de Páscoa, seja ovos de chocolate, bacalhau ou peixes em geral”, explica Valter Moura, presidente da ACISBEC.
O fato também de ser a primeira data do calendário comemorativo do primeiro semestre, se torna importante para o comércio, que inicia as campanhas promocionais. “O comércio também lança mão de facilidades para estimular o consumo. Os lojistas dividem o valor em venda parcelada, muitas vezes sem juros ou com desconto a vista”, acrescenta Moura.
O dirigente considera que a Páscoa é uma época de muita tradição no Brasil e, com a conjuntura econômica favorável e a melhor condição de emprego, o consumo acontece naturalmente. Dados de associação que reúne indústrias do setor indicam que em 2018 foram produzidas mais de 11 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, volume que foi 26% maior que o ano anterior. Embora a previsão para este ano não tenha sido divulgada, as expectativas são positivas e justificadas pela melhora no cenário de forma geral no país estar mais favorável.