Parque Estoril recebe Circuito de Remadas
Atividade faz parte do programa Remando para a Vida, da Prefeitura de São Bernardo, que oferece atividades esportivas como alternativa terapêutica para pacientes da rede de saúde mental
- Data: 16/04/2015 10:04
- Alterado: 16/08/2023 17:08
- Autor: Vladimir Ribeiro
- Fonte: PMSBC
Iniciativa reúne pacientes e familiares da rede de saúde mental
Crédito:Nilson Sandre
A segunda edição do Circuito de Remadas Competitivas, parte do programa Remando para a Vida, acontece nesta quinta-feira (16), a partir das 9h, no Parque Natural Municipal Estoril. A iniciativa reunirá pacientes e familiares da rede de saúde mental da Prefeitura de São Bernardo.
Serão disputadas provas de velocidade de 500 metros, 1,5 km e revezamento de 2 km nas modalidades de caiaque individual, caiaque duplo e prancha stand up paddle. Os participantes serão divididos em três faixas etárias: até 15 anos, de 15 a 30 anos e maiores de 30 anos.
Até o momento, cerca de 60 pessoas se inscreveram para participar das competições. Os interessados também poderão se inscrever antes do início da atividade.
Para o responsável pelo Remando para a Vida, Ricardo Costa, o evento será mais que uma disputa. “A atividade também tem caráter terapêutico para os usuários da rede de saúde mental. Dentro dessa oficina, acabamos nos tornando uma grande família, que é a mais democrática possível”, ressaltou.
O projeto existe há três anos e já atendeu mais de 800 pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) I, CAPS AD I e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Fincos, Riacho Grande e Núcleo Santa Cruz. “Aqui é um consultório sem paredes. Os participantes não são tratados como pacientes, mas como amigos”, destacou.
Ainda de acordo com Ricardo, no período da tarde, depois das competições, haverá atividade terapêutica e uma festa pelos três anos de funcionamento do programa.