Orlando Morando regulariza 579 moradias no Jardim Canaã
Localizado próximo à Represa Billings, este é o primeiro bairro em área manancial da cidade a receber escrituras
- Data: 12/08/2019 08:08
- Alterado: 12/08/2019 08:08
- Autor: Kati Dias
- Fonte: PMSBC
Crédito:Omar Matsumoto
Morador há quase 25 anos no Jardim Canaã, o agente de trânsito Sebastião Alves de Moraes, 75 anos, viu um compromisso se tornar realidade ao receber das mãos do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, a tão sonhada escritura de sua casa, em solenidade realizada na manhã de hoje (11/08), no bairro, por meio do programa “A Casa é Minha”. O ato contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, do secretário de Habitação, João Abukater Neto, demais secretários, lideranças e moradores.
Trata-se do primeiro bairro localizado em área de manancial a ser regularizado na cidade e a receber as licenças ambientais emitidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, por meio da Lei Municipal 20.463/2018. No total, 579 casas vão receber escrituras neste bairro. Desde o início desta gestão, mais de 5.000 moradias foram regularizadas. Entre os núcleos beneficiados estão a Vila dos Poetas, o Jardim Belas Artes, a Vila Mariana, o FEI-Mizuho, o Conjunto Nova Baeta/Pai Herói, entre outros. O objetivo desta administração é encerrar 2020 com cerca de 16.000 imóveis regularizados. As escrituras têm custo zero para as famílias, pois a Prefeitura investiu R$ 500 mil na regularização deste bairro.
“Acompanhei de perto a história do Jardim Canaã, desde o início da minha vida pública como vereador e depois como deputado estadual. A luta desses moradores para a aprovação da Lei Específica da Billings, o que deu o fundamento jurídico para a regularização. Costumo dizer que este programa me emociona e alegra, pois depois de construir suas casas com tanto esforço, dá a segurança jurídica necessária para as famílias”, afirmou o chefe do Executivo.
Mais do que realizar o sonho da casa própria, o secretário de Habitação, João Abukater Neto, crê que a regularização é uma ação transformadora positiva para toda a cidade. “Quando uma casa está irregular, o seu valor está depreciado e não há garantia real de posse. Desta forma, não pode deixar o imóvel como herança para filhos e só consegue vender por um valor bem abaixo do mercado. Regularizar uma moradia é mais do que realizar o sonho de uma família: é injetar recursos na economia do município. Com o documento oficial, o valor do imóvel aumenta, além de o morador poder buscar financiamento para fazer melhorias em sua casa”, disse.
CONCRETIZAÇÃO DE UM SONHO – “Sempre sonhei que um dia poderia dizer que, de fato, era o proprietário da minha casa. Hoje, bem no Dia dos Pais, esse sonho que achava tão distante, se tornou realidade. Agora a casa é minha e se tornará um grande legado para a minha família”, enfatizou Sebastião Alves de Moraes.