Orçamento Participativo qualifica rede de saúde na Paulicéia
Durante plenária do OP, prefeito Luiz Marinho destacou início das obras do Hospital de Urgência da cidade, no segundo semestre
- Data: 27/05/2016 11:05
- Alterado: 27/05/2016 11:05
- Autor: Marcelo Dorador
- Fonte: PMSBC
Crédito:Nilson Sandre
“Foram muitas vitórias. Porém, a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) e a instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) são as maiores conquistas que alcançamos por meio dessas plenárias do OP.” A afirmação é do metalúrgico Sérgio Serra, morador da Vila Paulicéia, durante encontro realizado na noite desta terça-feira (24).
Serra, que reside no bairro há mais de 40 anos, lembrou das dificuldades de conseguir melhorias para a Paulicéia antes da realização de plenárias do OP: “Dependíamos de algum vereador nos dar atenção. Agora o prefeito vem até nós e sente as dificuldades que temos. Isso facilitou muito para que benfeitorias fossem feitas na nossa região”, destacou.
O morador foi um dos cerca de 500 participantes, sendo 330 credenciados, da plenária do OP 2017/2018 realizada na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Júlio Atlas, na Paulicéia. A reunião contemplou a Região C, que abrange também as Vila Labor, Vila Leonina, Vila Jesuíta, Parque Santo Antonio, Vila Odete, Vila Mackenzie, Cidade Gertrudes, Vila Santa Eugênia, Parque dos Eucaliptos e Vila Sésamo, entre outras.
O prefeito Luiz Marinho destacou que no segundo semestre ano devem ser iniciadas as obras do novo Hospital de Urgência, que substituirá o Hospital Pronto Socorro-Central. “Essa é a última demanda do OP para a área da saúde”, disse.
Além disso, o prefeito adiantou que na próxima semana serão iniciadas as obras de revitalização da Praça João Sigma, na Paulicéia, também demanda de plenárias do OP. A previsão é de que as obras sejam concluídas no segundo semestre.
Neste ano, as demandas aprovadas pelos moradores são a reforma da EMEB Julio Atlas, implantação de um Centro Cultural e Esportivo no campo do São Leopoldo, no Jordanópolis, e construção de acesso da Rua Julieta até a Anchieta, condicionada à viabilidade técnica e liberação da Ecovias e Artesp.
Conselho Municipal do Orçamento – Para compor o Conselho Municipal do Orçamento foram eleitos os moradores Jessé Pereira dos Santos (titular) e Lauro de Souza (suplente). Os conselheiros têm o papel de definir quais obras entrarão na peça orçamentária, e os representantes, eleitos por microrregião, de compor as comissões regionais de acompanhamento e fiscalização de obras e serviços.
Os participantes ainda foram informados a respeito da situação das demandas para a mesma região aprovadas durante os OPs de 2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016. Entre as demandas concluídas estão atividades socioeducativas para jovens e adolescentes; reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulicéia; drenagem e recapeamento asfáltico da Rua MMDC; revitalização da Praça Zequinha de Abreu, no Jordanópolis, e revitalização da Praça Benedito de Almeida Machado, incluindo a pista de skate, na Paulicéia.
No momento estão em andamento obras do Programa Drenar no Jordanópolis, nas ruas Júlio de Mesquita, Benedo Reggiani e arredores, na Vila Paulicéia; reforma da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Padre Fioravante Elena e regularização fundiária na Rua Frei Damião, no Jardim Calux.
A próxima plenária deliberativa será na Região B, nesta segunda-feira (30), às 19h, na EMEB Viriato Correia – Rua Brasil, 430, Rudge Ramos.