Operação Cobertor que Salva atende de 748 de moradores em situação de rua no mês de julho
Todas as abordagens foram acompanhadas de serviços de alimentação e higiene, além de assistência social
- Data: 02/08/2019 22:08
- Alterado: 02/08/2019 22:08
- Autor: Daniel Macário
- Fonte: Secom/PMSBC
Crédito:
Implantada pelo prefeito Orlando Morando, com o objetivo de intensificar, durante o inverno, as ações de abordagens e oferta em vagas no abrigo municipal para moradores em situação de rua, a Operação Cobertor que Salva realizou, no mês de julho, 748 abordagens por toda a cidade.
No período, as 230 acomodações masculinas e femininas ofertadas pelo município tiveram ocupação média de 65% da capacidade, com acolhimento diário de aproximadamente 150 pessoas. Todos os atendimentos foram acompanhados de serviços de alimentação e higiene, além de assistência social e psicológica.
“Sabemos que há resistência de muitos em situação de rua em abandonar seus hábitos e aceitar o acolhimento, que impõe regras de convivência. Por isso, a Operação Cobertor que Salva tem sido fundamental no na intensificação do diálogo de sensibilização e convencimento com intuito de salvar vidas”, destacou o prefeito Orlando Morando.
Pelo terceiro ano consecutivo, a operação tem sido conduzida pela Secretaria de Assistência Social, com apoio das Secretarias de Saúde e Serviços Urbanos, além da Guarda Civil Municipal (GCM), que também recebe demandas diretas da população, por meio do número telefônico 153. O trabalho articulado visa assegurar acolhimento para moradores de rua em todo o território da cidade e especialmente nas noites mais frias.
“A ampliação das vagas de acolhimento durante o inverno visa garantir acolhimento a população em situação nas noites de temperatura mais baixas”, pontuou o secretário de Assistência Social, Carlos Romero.