Oficina de inglês prepara idosos de SBC para viagens internacionais
Formação gratuita oferecida pela Prefeitura no Centro de Referência do Idoso (CRI) atende cerca de 100 alunos
- Data: 14/06/2016 16:06
- Alterado: 14/06/2016 16:06
- Autor: Marco Borba
- Fonte: PMSBC
Crédito:João Bessa
A disposição demonstrada por vovôs e vovós de São Bernardo na oficina de inglês do Centro de Referência do Idoso (CRI) reforça a máxima de que idade não é obstáculo para o aprendizado. A formação, que é gratuita, tem ajudado os alunos a realizar o sonho de viajar para fora do país.
É o caso da aposentada Clara Hoshino, 66 anos. “Tenho uma filha que mora há nove anos em Nova Iorque (EUA). Faço as aulas para saber o essencial, para um diálogo básico. Meu marido fala fluentemente e posso me apoiar nele”, sorri. O casal já visitou a filha duas vezes.
Para Hoshino, o mais importante no curso é a convivência social. “É uma oportunidade para manter a mente trabalhando, fazer amizades. Não dá para ficar em casa esperando a vida passar.”
Além das aulas de Inglês, ela também frequenta a oficina de espanhol e faz ginástica no Clube Recreativo, Esportivo e Cultural (CREC) da Pauliceia. “Aqui em São Bernardo a Prefeitura oferece muitas atividades para a terceira idade. Só não participa quem não quer”, elogia.
A dona de casa Maria Vangry, 76 anos, também participa das aulas de inglês e espanhol. Ela conta que em 2014 foi conhecer os EUA, mas que na viagem “arriscou” mais o espanhol. “O inglês era mais para um bom dia, boa noite ou agradecer. Optei por falar o Espanhol, acho mais fácil. O que gosto mesmo é de aprender, manter a mente ativa, sair da rotina do lar.”
As aulas são aplicadas pelo oficineiro Clainei Randeles Martins, que também leciona para adolescentes. “É impressionante a dedicação dos idosos. É uma questão de postura, coisa que, infelizmente, falta em alguns jovens. É muito gratificante dar aula para a terceira idade. Há uma troca de conhecimento, é edificante para mim e para eles.”
A oficina de inglês tem cerca de 100 alunos, divididos em quatro turmas, com aulas segundas e quartas no período da manhã. O CRI, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), oferece 18 oficinas, como de piano, violão, artesanato, dança de salão e do ventre. As oficinas são gratuitas, com inscrições sempre no início do ano.