São Bernardo Empresas

OAB de São Bernardo entrega carteiras a novos advogados e divulga serviço de assistência

Cerimônia de entrega das carteiras da OAB a novos advogados contou com a presença do vice-presidente da secional de São Paulo, Leonardo Sica

  • Data: 08/02/2024 18:02
  • Alterado: 08/02/2024 18:02
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: ABCdoABC
24.02.06.OAB.02

Cerimônia realizada nesta terça-feira entregou as carteiras aos novos advogados de São Bernardo do Campo

Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC

A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Bernardo do Campo realizou na tarde desta terça-feira (06) a entrega das carteiras aos novos advogados aprovados no exame. Com um dos maiores número de inscritos em todo o estado de São Paulo, a regional da OAB São Bernardo divulgou também seu serviço de assistência judiciária gratuita prestado à população.

A cerimônia de entrega das carteiras da OAB é considerada pela instituição o evento mais importante que ela realiza, afirmou o vice-presidente do órgão no estado de São Paulo, o advogado Leonardo Sica. O criminalista fez um discurso no evento, parabenizando os novos colegas de profissão, que receberam suas carteiras das mãos do presidente da subseção são-bernardense, Luiz Ricardo Bertanha.

Luiz Bertanha, presidente da subseção de São Bernardo da OAB, na cerimônia de entrega de carteiras
Luiz Bertanha, presidente da subseção de São Bernardo da OAB, na cerimônia de entrega de carteiras (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

A OAB de São Bernardo conta com 7.300 inscritos e em seus dois anos de gestão até o momento, Bertanha já entregou mais de 1.500 novas carteiras. Ele conta que a subseção possui mais de 70 comissões setoriais, que “proporcionam o melhor para a população e também para a advocacia,” declara. Nestes grupos, os profissionais atuam e se mantém atualizados dentro das mais diversas áreas do Direito. Entre elas, na OAB/SBC, estão as comissões de Direito Médico, de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), Direito dos Animais e Direitos Humanos, por exemplo.

Assistência Judiciária da OAB/SP

A secional de São Paulo da OAB é responsável pelo maior programa de Assistência Judiciária gratuita do país. Ela está disponível para pessoas com renda familiar mensal de até três salários-mínimos mas, em casos especiais, o serviço é prestado independentemente da renda. Eles são ocorrências de violência contra a mulher, defesa criminal e curadoria especial processual.

Leonardo Sica, vice-presidente da secional de São Paulo da OAB, discursa em homenagem aos novos advogados
Leonardo Sica, vice-presidente da secional de São Paulo da OAB, discursa em homenagem aos novos advogados (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

“Em um ano, entre agosto de 2022 e agosto de 2023, mais de um milhão de pessoas foram atendidas em plantões, triagem e orientação jurídica. É um número muito relevante”, destaca Leonardo Sica. A assistência é fruto de um convênio entre a Ordem paulista e Defensoria Pública, cobrindo o espaço deixado em 84% das comarcas do estado, que não possuem uma sede da defensoria.

Como utilizar o serviço

Leonardo explica que o procedimento ideal para os cidadãos que precisam utilizar o serviço é realizar uma visita a subseção da OAB mais próxima de sua residência. Ele conta que o órgão conta com 930 espaços físicos de atendimento em todo o estado de São Paulo. “Estamos fazendo esse esforço grande, especialmente pós-pandemia, para ampliar esse atendimento local e pessoal,” diz o vice-presidente. “Onde tiver um advogado e uma pessoa precisando de um advogado, tem que ter uma sede da OAB.”

Os advogados e advogadas interessados em atuar neste convênio devem realizar uma inscrição no site da Defensoria Pública — o prazo para o ano de 2024 é até o dia 15 de março. Sica comenta ainda que esta é uma boa forma de advogados recém-formados iniciarem sua atuação profissional. “É uma maneira do advogado estar no fórum, nos processos, mostrar seu trabalho e fazê-lo repercutir,” afirma.

Compartilhar:

  • Data: 08/02/2024 06:02
  • Alterado: 08/02/2024 06:02
  • Rodilei Morais
  • ABCdoABC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados