Nova sede do Caps São Pedro/Farina começa a ser construída
Ordem para o início da obra foi assinada pelo prefeito Luiz Marinho no Parque Chácara Silvestre nesta terça-feira
- Data: 05/04/2016 15:04
- Alterado: 05/04/2016 15:04
- Autor: Illenia Negrin
- Fonte: PMSBC
Crédito:Wilson Magão
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) São Pedro/Farina ganhará nova sede. O serviço, que atualmente funciona em imóvel alugado no Bairro Nova Petrópolis, terá como endereço a Rua Wallace Simonsen, 1.800, no Parque Chácara Silvestre. A ordem de serviço para a construção das instalações foi assinada nesta terça-feira (5) pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, com a presença da secretária de Saúde, Odete Gialdi, trabalhadores e usuários da rede.
Serão 1.063 m² de área construída, o que garantirá ampla estrutura para promover cuidado multiprofissional e humanizado aos usuários. A unidade terá recepção com espaço de acolhimento para os pacientes e familiares, salas de atendimento individualizado e de atividades coletivas, espaço de convivência, pátios abertos e varanda, área administrativa e horta. O investimento previsto para a execução da obra é de R$ 2, 26 milhões e os trabalhos devem durar 12 meses.
O prefeito Luiz Marinho destacou a grande transformação pela qual passa a rede de saúde desde o início do seu governo, com, entre outras melhorias, a construção de nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Hospital de Clínicas e das policlínicas. “Esta será mais uma unidade onde as pessoas terão a atenção que merecem. Há uma opinião equivocada de que tudo que é público é ruim. Ao contrário, temos investido como nunca havia sido feito antes na cidade”, disse.
A secretária de Saúde, Odete Gialdi, afirmou que a nova sede do Caps terá, além de ampla estrutura, localização privilegiada para atender com qualidade a população com transtornos psíquicos graves e persistentes.
Já a chefe da divisão de Saúde Mental de São Bernardo, Stellamaris Pinheiro, explicou que a unidade é semelhante aos demais Caps’s e segue diretrizes do Ministério da Saúde. “O diferencial é que essa obra será cercada pela área verde do Parque Chácara Silvestre, à qual os usuários e trabalhadores terão livre acesso. Isso amplia nossas possibilidades, tanto arquitetônicas quanto terapêuticas”, avalia Stellamaris.
A nova unidade terá espaços predominantemente circulares e pé direito alto, o que favorece a iluminação e ventilação natural e contribui para a integração entre funcionários, pacientes e familiares.
INSTALAÇÕES – O Caps São Pedro/Farina oferece atendimento 24 horas a pessoas em sofrimento psíquico grave e, hoje, tem cerca de 500 usuários em cuidado terapêutico. O centro é referência para os munícipes das regiões da Vila São Pedro, Parque São Bernardo, Farina, Santa Terezinha e Nova Petrópolis. A futura localização do serviço aproximará a unidade das áreas mais periféricas, o que facilita tanto o acesso dos pacientes quanto o fortalecimento do vínculo entre as famílias e as equipes de saúde.
“A nova sede vai diversificar a oferta terapêutica, hoje limitada pelo espaço do imóvel alugado, e permitir que estejamos mais presentes nessas comunidades, estreitando os laços. Nosso principal objetivo é articular respostas às necessidades de cada usuário e apoiá-lo na concretização de seus direitos e potencialidades”, explica Stellamaris.
No Caps São Pedro/Farina, assim como nos outros sete centros do mesmo tipo do município, a pessoa em sofrimento psíquico recebe cuidado multiprofissional em meio aberto, que incentiva a autonomia e a ressocialização, em respeito aos direitos humanos e à cidadania. Isso é possível graças à reforma psiquiátrica, aplicada pela Secretaria da Saúde em 2009, que substituiu o modelo de atenção vigente, baseado no confinamento das internações psiquiátricas, pela atenção ambulatorial humanizada e descentralizada.
Stellamaris ressalta que os Caps’s contam com leitos (oito por unidade) para hospitalidade integral – nos casos em que há necessidade de cuidado intensivo 24 horas – e com estrutura para hospitalidade diurna. Além disso, usuários e familiares participam ativamente da rotina do serviço, e participaram, inclusive, de assembleia que expôs e discutiu o projeto de construção da nova sede do Caps São Pedro/Farina.
Atualmente, a rede Caps da cidade conta com 56 leitos e tem cerca de quatro mil usuários em tratamento multiprofissional.
Tempo em São Bernardo para amanhã
23/01
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite
Temperatura em
São Bernardo
Max: 28°C
Min: 22°C
Chuva em
São Bernardo
Probabilidade: 92%
Quantidade: 6mm
Ventos em
São Bernardo
Velocidade: 5km/h