No Novembro Azul, São Bernardo intensifica ações de combate ao câncer de próstata
UBSs da rede municipal realizam atividades voltadas à conscientização sobre a doença, incluindo busca ativa de casos e ampliação da oferta de exames
- Data: 01/11/2022 20:11
- Alterado: 01/11/2022 20:11
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Crédito:Omar Matsumoto / PMSBC
Mês que concentra as ações voltadas ao combate do câncer da próstata, o Novembro Azul vai reforçar a oferta de serviços de saúde do homem nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo, por meio da ampliação dos exames e consultas e outros procedimentos, além de busca ativa de pacientes e palestras orientativas sobre as principais doenças que mais acometem o público masculino, como o câncer de próstata, a diabetes, a hipertensão, a obesidade, entre outras.
“O preconceito em torno de exames de próstata e a dificuldade em manter a frequência de consultas e exames anuais estão entre os fatores que geralmente afastam os homens do consultório e, consequentemente, da oportunidade de prevenção. Só que a maioria dos cânceres, quando detectados precocemente, têm altas chances de cura. Logo, o Novembro Azul é mais uma chance que todo homem tem para priorizar a ida à UBS mais próxima. Vamos nos cuidar”, frisa Dr. Geraldo Reple Sobrinho, secretário de Saúde de São Bernardo.
De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2019 e 2021, o País ultrapassou 47 mil óbitos por causa de tumor na próstata, sendo 16.055 desses só em 2021, o que revela cerca de 44 mortes por dia. Os números do INCA (Instituto Nacional do Câncer) também reforçam o alerta, pois se espera mais de 65.800 novos casos de câncer desse tipo neste ano. Em São Bernardo, a neoplasia maligna da próstata registrou 67 casos em 2020, 92 diagnósticos em 2021 e, de janeiro até outubro deste ano, foram 109 pacientes em tratamento.