No mês da mulher, São Bernardo intensifica atendimento nas unidades de Saúde
Todas as 34 UBSs irão ofertar exames preventivos de câncer de mama e colo de útero, sem necessidade de agendamento prévio; prefeito Orlando Morando homenageou mulheres no HMU
- Data: 09/03/2019 09:03
- Alterado: 09/03/2019 09:03
- Autor: Gabriela Maria
- Fonte: PMSBC
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
Na busca por melhorar o atendimento e oferecer um serviço diferenciado às mulheres, a Prefeitura de São Bernardo irá realizar, na próxima semana, de segunda a sexta-feira (11 a 16/03), a “Semana da Mulher”. Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão oferecer, consultas ginecológicas e exames preventivos de câncer de mama e colo de útero, sem necessidade de agendamento prévio.
Das 7h às 17h, as mulheres serão acolhidas por uma equipe multiprofissional, composta por médicos ginecologistas, enfermeiras e técnicos de enfermagem. A expectativa é que 6.000 mulheres sejam atendidas ao longo da semana. Em caso de detecção de anormalidade, as pacientes serão encaminhadas para exames mais aprofundados.
HOMENAGEM
No Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje (08/03), o prefeito Orlando Morando visitou o Hospital Municipal Universitário (HMU) – Avenida Bispo Cesar D´Acordo Filho, no Rudge Ramos – a fim de parabenizar pacientes e funcionárias que atuam na unidade de Saúde.
Acompanhado pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, da diretora do HMU, Dra. Mônica Carneiro, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Greici Picolo, o chefe do Executivo distribuiu flores como forma de agradecimento.
“Esta é uma data muito importante e não poderíamos deixar de homenagear as mulheres. Neste hospital, 99% dos cargos são ocupados por elas. Além disso, em média, 500 partos são realizados por mês aqui. Entrego esta flor, como forma de agradecimento pela dedicação diária aos serviços prestados. Seguimos trabalhando com compromisso de melhorar a Saúde”, disse Morando.
Responsável pela pasta de Saúde e também médico ginecologista, destacou a ação como uma importante conscientização às mulheres, no que corresponde a importância do diagnóstico precoce. “O câncer de mama é a doença que mais mata as mulheres no mundo. Descobrir o problema, desde o início, torna o tratamento mais eficaz. Por isso, o plano contínuo de levar a informação”, pontuou Dr. Geraldo.
CONSCIENTIZAÇÃO E CUIDADO
Durante a agenda oficial, o prefeito também aproveitou para salientar a importância de combater o femicídio. “Precisamos eliminar este grave problema, que vem aumento. As mulheres precisam denunciar todas as agressões. Estamos empenhados em extinguir este tipo de crime e oferecer todo apoio necessário às vítimas”, salientou Morando.