No bairro Taboão, Orlando Morando aprofunda diálogo sobre Segurança Urbana
Atendendo a um pedido do padre Adriano Silva Pereira, da Paróquia São Pedro Apóstolo, chefe do Executivo apresentou ações de combate à criminalidade realizadas pela Prefeitura
- Data: 04/10/2019 09:10
- Alterado: 04/10/2019 09:10
- Autor: Kati Dias
- Fonte: PMSBC
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
Com o intuito de apresentar as ações de combate à criminalidade realizadas pela Prefeitura de São Bernardo, o prefeito Orlando Morando participou, na noite desta quarta-feira (02/10), de uma reunião com lideranças e moradores do bairro Taboão. A ação foi mobilizada pelo padre Adriano da Silvia Pereira, da Paróquia São Pedro Apóstolo.
O encontro reuniu 50 pessoas e ainda contou com as presenças do secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto dos Santos, do Dr. Paulo Gilberto Negrão, delegado titular do 7º DP do Taboão, representando a Polícia Civil, do major Emerson Lima, coordenador operacional do 6º BPM, representando a Polícia Militar, do subcomandante Amador, da GCM (Guarda Civil Municipal), do coordenador de área do Taboão, Orlando Peixoto, e do vereador Ary de Oliveira.
“A Prefeitura tem feito inúmeros investimentos para melhorar a sensação de segurança da população. O Taboão tem um agravante: faz a divisa com outros dois municípios, o que acaba facilitando a vida daqueles que cometem crime contra as pessoas de bem. Por isso, temos intensificado a parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar, pois entendemos que a Segurança Pública não é apenas um dever do Estado, mas responsabilidade de todos”, disse o prefeito Orlando Morando.
No encontro, os incidentes com maior recorrência relatados pelos moradores são de roubos de celulares, de bicicleta, de veículos e de residências, além da famosa “saidinha do banco”. As ações a serem empreendidas em parceria são o aumento das rondas policiais em toda a região do Taboão, organização de operações em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar e GCM, além de outras solicitações a serem executadas pela Administração Municipal, que estão sendo encaminhadas pelo assessor de área do Taboão, Orlando Peixoto.
Durante a reunião, o chefe do Executivo também apresentou uma série de medidas adotadas pela Prefeitura para aprimorar o trabalho das forças de segurança. Entre elas estão a aquisição de novos equipamentos para a GCM como a modernização da frota e do armamento, bem como a valorização salarial destes profissionais. Ainda enfatizou a importância da parceria feita com o Governo do Estado que permitiu a instalação de 273 câmeras de monitoramento ao Sistema Detecta, que integra os bancos de dados e imagens de câmeras das forças policiais.
Todas essas ações culminaram com a redução de todos os indicadores criminais de São Bernardo em agosto de 2019. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), no período analisado, a cidade reduziu em 25% o número de roubo de veículos da cidade, passou de 195 para 146 casos. O índice de furto de veículos foi outro que teve queda expressiva, com recuo de 14,95%, caiu de 214 para 182 ocorrências. O município também reduziu os casos de roubo de carga (-35%), estupro (-17,65%) e roubo em geral (-0,34%).
COI – A partir de 15 de outubro, a cidade terá a instalação do 1º Centro de Operações Integradas de Segurança do Estado. O espaço, localizado na região central, irá abrigar as operações do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), da Delegacia do Idoso, da Polícia Civil, além da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil. Ao todo, o local abrigará cerca de 400 agentes de Segurança.
IMPORTÂNCIA DO BO – O prefeito Orlando Morando enfatizou a importância de a população lavrar o Boletim de Ocorrência (BO) como uma forma de auxiliar as forças policiais no combate ao crime. “A Polícia Militar trabalha se baseia nas estatísticas para fazer o seu planejamento operacional. Por essa razão, o BO é o mecanismo para relatar e cobrar o aumento das forças policiais nas ruas”, disse.
Além de fazer a ocorrência por meio da delegacia eletrônica pelo site ( https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br), é possível fazer o BO Eletrônico nos cinco postos avançados do Atende Bem (Centro, Rudge Ramos, Riacho Grande, Alvarenga e Assunção) e nas inspetorias da GCM localizadas nos bairros Taboão, Centro, Batistini, Assunção e na Praça Lauro Gomes.