Mobilidade do Riacho Grande é pauta de reunião do governo
Deputada Ana do Carmo e o vereador de São Bernardo Toninho da Lanchonete se reuniram com dirigentes da Secretaria de Energia do Estado ontem para discutir problema das balsas
- Data: 06/09/2013 12:09
- Alterado: 06/09/2013 12:09
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Em nova agenda com o Executivo paulista visando melhorias para a região do Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, a deputada estadual Ana do Carmo e o vereador Toninho da Lanchonete e moradores participaram de reunião com a direção da Secretaria de Energia do Estado, na última quinta-feira (5).
Em pauta, a principal questão tratada com Milton Flavio Marques Lautenschlager, subsecretário de Energias Renováveis do Estado, foi a implantação de melhorias nas balsas do subdistrito, responsáveis pela travessia dos cerca de 15 mil moradores daquela região.
“Nós e os moradores reivindicamos mais uma balsa, que ao menos possa fazer o transporte de pedestres e carros separadamente, ou pelo menos que seja implantado um equipamento mais rápido e ágil. A situação atual é péssima, são filas quilométricas”, disse a parlamentar. “Há muita intranquilidade. Os moradores estão se revoltando com a demora, até porque já estivemos na Assembleia (Legislativa) e solicitamos a ajuda do Governo do Estado, mas estamos no aguardo ainda”, completou Toninho.
Após o encontro, a secretaria se propôs a dar agilidade em estudos para melhorias nos equipamentos. Um comissão, composta por moradores, vereadores, Prefeitura de São Bernardo, Governo do Estado e deputados da região será formada para tratar do assunto. “Temos que buscar uma solução em conjunto, tanto para mitigar o problema atual, quanto para uma nova medida, seja com uma balsa nova ou outra saída”, disse Lautenschlager.
A região do pós-balsa, em São Bernardo, conta com três balsas: Bororé, Taquacetuba e João Basso. De acordo com a secretaria, uma nova balsa custaria, aproximadamente, R$ 6 milhões, com prazo de um ano para entrar em funcionamento. Anualmente, o meio de transporte faz 2,7 milhões de viagens.