Mitos e verdades: alergia x intolerância alimentar
Enquanto no Brasil não há estatísticas oficiais, a literatura internacional mostra que cerca de 8% das crianças e 2% dos adultos possuem algum tipo de alergia alimentar
- Data: 29/03/2021 10:03
- Alterado: 29/03/2021 10:03
- Autor: Redação
- Fonte: SENAC
Crédito:Letícia Teixeira
De acordo com dados do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), o Brasil ainda não possui marcadores oficiais acerca da população com alergia alimentar, mas os casos nacionais se assemelham com o que é visto na literatura internacional, na qual cerca de 8% das crianças, com idade até dois anos, e 2% de adultos sofrem com alguma reação do sistema imunológico, desagradável ou perigosa, após a ingestão de determinado alimento.
Apesar dos índices aparentarem ser baixos, muita gente conhece, já conheceu ou tem algum tipo de reação à alimentação. Mas, você sabe a diferença entre ser alérgico ou intolerante a algum ingrediente dos alimentos? Para ajudar a entender melhor o assunto, conversamos com a docente da área de nutrição do Senac São Bernardo do Campo, Marcia Cabral Lima Soares, e listamos aqui as principais diferenças e os principais mitos ou verdades sobre o tema. Acompanhe!
Alergia x Intolerância alimentar
Segundo o Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar, a alergia alimentar é uma reação adversa a um determinado alimento ou a um grupo de alimentos e que envolve um mecanismo imunológico. Essas reações podem ser leves, como uma simples coceira nos lábios, ou até mais graves, quando compromete vários órgãos. Já a intolerância alimentar é uma reação indesejável que ocorre logo após a ingestão de alimentos ou de aditivos alimentares, são reações não tóxicas, que geram um desconforto. “Atualmente 45% da população brasileira sofre com sintomas relacionados a intolerância alimentar. Na alergia alimentar a recomendação é não fazer a ingestão do alimento, na intolerância uma pequena quantidade de ingestão do alimento é tolerável”, explica Marcia.
Mitos ou verdades?
As alergias alimentares podem ter origem genética: verdade.
Qualquer alimento pode causar alergia: verdade.
A alergia alimentar é mais comum em adultos: mito.
Crianças também podem desenvolver alergias alimentares: verdade.
A alergia alimentar não tem cura e a pessoa nunca mais poderá comer o alimento causador da reação: mito. “Existem tratamentos medicamentosos para a questão”, esclarece Marcia.
Intolerâncias alimentares causam uma reação gastrointestinal com bastante desconforto: verdade.
Os sintomas das intolerâncias alimentares são diferentes dos causados por alergia alimentar: verdade.
Toda a população terá uma intolerância alimentar em algum momento da vida: mito. “Existem pessoas que vivem tranquilamente sem apresentar nenhum quadro de intolerância, apesar de possuírem alguma restrição”, conta a docente.