MIT da região metropolitana, São Bernardo apresenta 1º projeto ao Governo
Depois de receber o título de Município de Interesse Turístico, São Bernardo apresentou ontem (16) o primeiro projeto para obtenção de recursos à Secretaria de Turismo do Estado de SP
- Data: 17/04/2019 15:04
- Alterado: 17/04/2019 15:04
- Autor: Kati Dias
- Fonte: PMSBC
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
Trata-se da revitalização e ampliação do Centro de Informações Turísticas (CIT) e da implantação do Gabinete do Prefeito Mirim do Parque Cidade da Criança. Ambos ficarão sediados no local, que é o primeiro parque temático do Brasil.
Tanto o Centro de Informações Turísticas (CIT) quanto o Gabinete do Prefeito Mirim ficarão no Espaço Redenção. Entre as intervenções a serem feitas no local são a recuperação do telhado, melhorias na parte elétrica e hidráulica, nova pintura instalação de novos equipamentos. As intervenções devem ocorrer no segundo semestre, com investimento de cerca de R$ 140 mil, com recursos vindos do Governo do Estado.
“Depois de ser a única cidade da região metropolitana a receber o título do MIT das mãos do governador João Doria, São Bernardo apresenta o primeiro projeto que contempla um importante espaço turístico do município: o Parque Cidade da Criança. Desta forma, valorizamos um equipamento tradicional da cidade e investimos na recuperação de mais um espaço público”, afirmou o prefeito Orlando Morando.
TURISMO INDUSTRIAL – Referência nacional no Turismo Industrial, São Bernardo conquistou oficialmente em fevereiro, após aprovação, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A conquista assegura o aporte anual de cerca de R$ 700 mil por parte do governo do Estado voltado para projetos turísticos, além de alçar a cidade a patamar diferenciado para pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo. Desde que iniciou o projeto de Turismo Industrial, a cidade já recebeu 15 mil visitantes entre as plantas industriais da cidade.
Com o reconhecimento, São Bernardo integra o grupo composto por 140 municípios do Estado que contam com o título. Para isso, a cidade cumpriu todos os requisitos estipulados pela secretaria de Turismo estadual, como a criação de um Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a formulação de um Plano Diretor do segmento, Estudo de Demanda Turística e Inventário de Oferta Turística. A cidade também foi contemplada por dispor de uma ampla rede de hospedagem e alimentação, entre outras exigências.