Mestrado em Engenharia Química da FEI é aprovado pela CAPES
Programa de pós-graduação começa no 1º semestre/ 2014, com duas linhas de pesquisa: Processos Químicos e Biotecnológicos; e Petróleo, Gás e Biocombustíveis
- Data: 26/09/2013 11:09
- Alterado: 26/09/2013 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: Press Services
O Centro Universitário da FEI acaba de receber a autorização da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – para abertura do programa de pós-graduação stricto sensu (nível mestrado) em Engenharia Química. A proposta do curso é desenvolver pesquisas acadêmicas e aplicadas em duas linhas: Processos Químicos e Biotecnológicos; e Petróleo, Gás e Biocombustíveis. O objetivo é criar e consolidar grupos de pesquisa com capacidade para gerar conhecimento técnico-científico e formar profissionais para essas áreas. O início das aulas está previsto para março de 2014.
O curso terá duração mínima de 12 meses e máxima de 36 meses, com 10 vagas iniciais. Para obter o título de Mestre em Engenharia Química serão necessários 40 créditos em atividades obrigatórias, distribuídos em disciplinas cursadas, Exames de Qualificação e aprovação na Defesa Pública da dissertação de Mestrado.
O programa contará com a participação de 10 docentes permanentes e um professor colaborador, todos em regime de dedicação em tempo integral. Para a implantação do mestrado, a FEI realizou investimentos em reformas de laboratório e aquisição de novos equipamentos de pesquisa.
Segundo o prof. Ricardo Belchior, chefe do Departamento de Engenharia Química, o programa de mestrado deverá influenciar diretamente no ensino da graduação. “Queremos posicionar o nosso curso de graduação em Engenharia Química entre os melhores do Brasil. Apesar de as atividades de ensino terem sido iniciadas no ano de 1946, é necessário buscar um novo direcionamento para o curso. Uma das ações é instituir um ensino fundamentado em uma base científica e criar competências para desenvolver tecnologias para o Grande ABCD e para o Estado de São Paulo”, afirma.
Os cursos de pós-graduação stricto sensu da FEI estão contemplados com programas de concessão de bolsas de estudo, provenientes tanto da própria Instituição quanto da CAPES.