Mês da Mobilidade Urbana enfoca uso racional do automóvel

Agenda de São Bernardo englobará atividades sobre mobilidade, inclusão e meio ambiente; abertura será nesta sexta (6), com sessão solene na Câmara Municipal

  • Data: 05/09/2013 15:09
  • Alterado: 05/09/2013 15:09
  • Autor: Ana Lucia Almeida
  • Fonte: PMSBC
Mês da Mobilidade Urbana enfoca uso racional do automóvel

Crédito:

Você está em:

A Semana Nacional do Trânsito, que é comemorada em setembro, este ano, será dedicada ao tema Mobilidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, elaborou, entre os dias 6 e 30 de setembro, uma série de atividades envolvendo mobilidade sustentável, inclusão e meio ambiente.

Para a abertura oficial do Mês da Mobilidade Urbana, nesta sexta-feira (6), às 9h, haverá uma sessão solene na Câmara Municipal. Em seguida ocorrerá palestra com o arquiteto urbanista especialista na área e ex-secretário de Transporte do Distrito Federal, Nazareno Stanislau Affonso, responsável pela implantação do projeto Paz no Trânsito, referência no País sobre o respeito à faixa de pedestre.

Ao longo do mês haverá ações diversificadas, como palestras sobre mobilidade sustentável e educação ambiental, primeiros socorros e direção defensiva, além de um encontro com educadores, que serão multiplicadores do programa de educação para o trânsito. As atividades contarão com o apoio de diversas secretarias municipais.

No dia 22 (domingo), quando é comemorado o Dia Mundial sem Carro, será implantada uma ciclofaixa de lazer no entorno do Paço Municipal, das 8h às 13h. No local haverá agentes de trânsito e monitores para garantir a segurança dos ciclistas. 

Segundo a consultora especialista em Planejamento de Transporte Urbano, Andrea Brisida, a ideia de elaborar uma agenda no mês com diversas ações sobre o tema surgiu durante o planejamento da Semana Nacional do Trânsito, estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro para ser realizada de 18 a 25 de setembro de cada ano. “O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da mobilidade sustentável, ou seja, o uso racional do automóvel”, diz.

Ainda de acordo com Andrea a intenção é que as pessoas comecem a considerar outros meios de transporte em vez do automóvel, como bicicleta, carona, ônibus ou até mesmo a pé, sempre que possível. “Dessa forma, estaremos contribuindo para a redução do número de veículos nas ruas, melhorando assim a circulação no sistema viário e, consequentemente, a qualidade ambiental e de vida das pessoas”, completa.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados