Marinho reabre casarão da Chácara Silvestre
O imóvel, da década de 1930, é o primeiro patrimônio cultural público restaurado do município. Espaço abrigará Centro de Referência de Culturas Populares
- Data: 02/09/2013 09:09
- Alterado: 02/09/2013 09:09
- Autor: Ana Lucia Almeida
- Fonte: PMSBC
Crédito:
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, entregou neste domingo (1/9) as obras de restauro do casarão do Parque Chácara Silvestre, no Bairro Nova Petrópolis. O imóvel, da década de 1930, antiga moradia de veraneio da família Simonsen, é o primeiro patrimônio cultural público restaurado do município.
Esta é a segunda etapa da recuperação do Parque Chácara Silvestre, que será concluída no fim do ano, com a entrega do Centro de Referência de Culturas Populares Tradicionais de São Bernardo e região. A primeira foi em 2011, com a revitalização do parque, que hoje conta com ampla área de lazer, praça de convívio, pista de caminhada, academia de ginástica ao ar livre, pontes e trilhas e local para apresentações artísticas.
Marinho assistiu a uma apresentação artística de integrantes do Centro Livre de Artes Cênicas (Clac) e fez uma visita ao casarão, acompanhado do deputado federal Vicentinho e da deputada estadual Ana do Carmo, além de vereadores e secretários municipais.
“Hoje posso dizer que esse era um dos capítulos do sonho que eu tinha para São Bernardo, de restaurar este espaço e transformá-lo em um parque para proporcionar lazer e cultura à população. Fizemos o plantio de 500 árvores na primeira fase e agora plantamos outras 50 mudas. Espero que vocês usem e ajudem a zelar desse parque”, disse o prefeito.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto, nos próximos dois meses será realizado um trabalho de educação patrimonial, com o agendamento de visitas ao casarão, com grupos de aproximadamente 45 pessoas. “O objetivo é enfatizar o valor do restauro, além de transmitir a importância histórica do local aos visitantes”, explica.
Após a implantação do Centro de Referência de Culturas Populares Tradicionais, o casarão passará a oferecer atividades de formação, difusão e preservação. O local também vai abrigar a biblioteca de cultura popular, cineclube, salas para oficinas, exposições, palestras e um espaço que reunirá a memória local.
Para a presidente da ONG Chácara Silvestre, Valquíria Del Santi, a entrega do restauro do casarão representa uma conquista. “Hoje, podemos dizer que temos uma vitória, com o cumprimento do compromisso assumido pelo prefeito de transformar a área em um parque e restaurar o casarão”, afirmou.
O evento contou com diversas manifestações artísticas durante toda a tarde. O encerramento ficou por conta do show do cantor Jair Rodrigues, acompanhado pela Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo do Campo.
Restauro – O casarão foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio, Histórico e Cultural de São Bernardo (Compahc) em 1987. As obras resgataram o madeiramento, parte elétrica, hidráulica e o telhado. O critério de restauro utilizado foi o conservativo, preservando integralmente as partes originais da construção. Tudo foi feito com materiais próximos ou iguais aos usados na época para garantir a originalidade.
Também foi instalado um elevador na parte externa para acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, já que a casa tem dois pavimentos.
Nos próximos três anos, a Prefeitura vai restaurar o prédio onde hoje funciona do Serviço de Memória, na Alameda Glória, e a Câmara de Cultura Antonino Assumpção, na Rua Marechal Deodoro. O Parque Chácara Silvestre fica na Avenida Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis.