Marinho entrega nova UBS aos moradores da Vila Marchi
Melhorias foram escolhidas como demanda no Orçamento Participativo (OP). Prefeitura totaliza 17 unidades reformadas e três construídas nos últimos 5 anos
- Data: 02/09/2013 09:09
- Alterado: 02/09/2013 09:09
- Autor: Cosmo Silva
- Fonte: PMSBC
Crédito:
“Esperamos muito tempo por essas melhorias e graças ao Orçamento Participativo conseguimos viabilizar essa conquista para o nosso bairro.” Esse foi o sentimento expressado por dona Maria Margarida Silva de Souza, na tarde desta sexta-feira (30), durante a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Marchi pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.
Totalmente reformado e ampliado, o equipamento atenderá mais de 36 mil usuários e registrará cerca de dois mil atendimentos por mês, entre consultas médicas e procedimentos de enfermagem.
A reforma e ampliação da UBS da Vila Marchi foi uma demanda escolhida como prioridade pela população durante o Orçamento Participativo. Com a entrega, agora são, no total, 17 unidades reformadas e ampliadas e três novas construídas pela Prefeitura nos últimos 5 anos.
Durante a solenidade, o chefe do Executivo ressaltou a importância da dedicação de profissionais para a qualidade de atendimento na área da saúde. “O bom atendimento, no caso de uma UBS e de uma UPA, não depende somente do prefeito ou do secretário de Saúde, mas da dedicação de cada profissional da unidade. É isso que faz a diferença”, disse Luiz Marinho.
A unidade, inaugurada há mais de 40 anos, apresentava graves problemas estruturais, tais como goteiras em vários pontos, rachaduras e mofo nas paredes, rede elétrica deficiente com oscilações de energia constantes, consultórios e demais espaços insuficientes, causando desconforto aos usuários e más condições de trabalho aos profissionais.
Nova UBS – Com a ampliação, a nova UBS da Vila Marchi passou de 695 m² de área construída para 907 m². Entre outras melhorias, a unidade conta com oito cadeiras odontológicas, consultórios médicos mais amplos, sala para agentes comunitários e apoiadores, brinquedoteca, sala para reuniões comunitárias, elevador, rampa de acesso e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.
Na ocasião, o secretário de Saúde, Arthur Chioro, lembrou aos presentes que o antigo prédio da UBS tinha muitas deficiências e não dava condições adequadas para os profissionais trabalharem, além de equipamentos antigos e o mobiliário velho e danificado.
“Esperamos mais de 30 anos por essa reforma e melhoria na nossa UBS. O que o prefeito Marinho está fazendo com a saúde de São Bernardo vai ficar para história de nossa cidade”, ressaltou Maria Margarida Silva de Souza.
O evento também contou com a presença do deputado federal Vicentinho, vereadores e secretários municipais.
UBSs entregues – A UBS Vila Marchi é a 20ª entregue pela atual administração, incluindo a UBS Jardim das Oliveiras, criada em 2009. A Prefeitura também inaugurou sedes novas para as UBSs Batistini e Rudge Ramos e reformou e ampliou as unidades Santa Cruz, São Pedro, Ferrazópolis, Fincos, Taboão, Pauliceia, Orquídeas, Planalto, Nazareth, Alves Dias, Parque São Bernardo, Selecta, Represa, Vila Euclides, Farina e Jordanópoles.