Luiz Marinho participa do seminário ‘Segurança Veicular Brasil-Suécia’

O instituto Mauá de Tecnologia apresentou projeto de Laboratório de Testes e Desenvolvimento em Segurança Veicular e Mobilidade - 'crash test'

  • Data: 18/10/2013 16:10
  • Alterado: 18/10/2013 16:10
  • Autor: Soraya Paladini
  • Fonte: PMSBC
Luiz Marinho participa do seminário ‘Segurança Veicular Brasil-Suécia’

Crédito:

Você está em:

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, participou do seminário Segurança Veicular Brasil-Suécia na manhã desta sexta-feira (18), no Teatro Cacilda Becker. Promovido pela Prefeitura, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Instituto Mauá de Tecnologia, o evento reuniu especialistas dos dois países, que apresentaram os avanços na área, considerada de grande importância social e econômica para o Brasil.

Segundo o chefe do Executivo, pensar na segurança das pessoas é fundamental. “Este seminário deixa uma mensagem provocativa que vai além do seu objetivo, inserindo com mais responsabilidade novos conceitos sobre segurança veicular”, disse.

Marinho ainda destacou que São Bernardo tem cinco grandes montadoras de veículos, além de diversos sistemistas e fábricas de autopeças. “Nossa localização é estratégica e temos o maior mercado consumidor do País. Contamos com universidades de excelência na área automotiva, como é o caso do Instituto Mauá de Tecnologia. Nada mais lógico do que São Bernardo sediar este importante laboratório de testes e desenvolvimento em segurança veicular”, destacou.

Em agosto, o prefeito Luiz Marinho e o superintendente geral do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Paulo Sérgio Colli Bógus, assinaram o protocolo de intenções para a instalação, em São Bernardo, do primeiro centro brasileiro independente para certificação, prestação de serviços e desenvolvimento de pesquisa em segurança veicular e mobilidade, incluindo a colisão de veículos ou ‘crash test’.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição, o seminário está inserido nos esforços da Administração Municipal em discutir um laboratório de Crash Test no Brasil, em consonância com as diretrizes do Programa Inovar-Auto, do Governo Federal.

Só no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes de trânsito matam mais de 40 mil pessoas por ano e geram um custo de cerca de R$ 190 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS) em atendimentos. Em 2010, foram 145 mil internações em hospitais da rede pública por conta desse tipo de acidente.

O evento contou com a participação do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Rafael Marques, de representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), entre outros. A iniciativa conta também com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Centro de Inovação Sueco-Brasileiro, o Cisb.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados