Luiz Marinho entrega UBS Vila União aos moradores do Alvarenga
Prefeitura totaliza 22 unidades entre reformadas e construídas nos últimos 5 anos
- Data: 01/11/2013 09:11
- Alterado: 01/11/2013 09:11
- Autor: Cosmo Silva
- Fonte: PMSBC
Crédito:
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, inaugurou na tarde desta quinta-feira (31), mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade, a Vila União, no Grande Alvarenga. Na mesma região, os moradores também contam com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Com a entrega, agora são 22 UBSs entre reformadas, ampliadas e construídas pela Prefeitura nos últimos cinco anos.
Totalmente reformada e ampliada, a UBS Vila União atende mais de 36 mil usuários residentes nos bairros Vila União, Jardim Laura, Laura II, Parque Alvarenga, Serro Azul, Sitio Joaninha, João de Barro, Novo Horizonte I e II, Ideal, Nova América, Cruzeiro do Sul, Químicos, Vila Moraes, Jandaia e Porto Novo.
A nova UBS passou de 515 m² de área construída para 933 m². Com isso, foi possível aumentar o número de consultórios e de salas, garantindo maior comodidade aos usuários e trabalhadores da unidade.
O equipamento registra cerca de três mil atendimentos por mês, entre consultas médicas e procedimentos de enfermagem. Com a ampliação da unidade e da equipe de saúde, haverá maior oferta de atendimento médico, de enfermeiro, de grupos de educação, orientação e terapêuticos, inclusive a realização das atividades do programa de Bem com a Vida na unidade.
Durante a solenidade, o chefe do Executivo ressaltou a importância da dedicação de profissionais para a qualidade de atendimento na área da saúde. “O bom atendimento, no caso de uma UBS e de uma UPA, não depende somente do prefeito ou do secretário de Saúde, mas da dedicação de cada profissional da unidade. É isso que faz a diferença”, disse Luiz Marinho.
Estrutura – Entre outras melhorias, a unidade passa a contar com fachada padronizada, sala para agentes comunitários e apoiadores, brinquedoteca, sala para reuniões comunitárias, rampa de acesso para portadores de deficiência, sala de saúde mental, sala multiprofissional, escovódromo e mais dois consultórios odontológicos, além de paredes decoradas com painéis fotográficos retratando personagens da própria comunidade.
Antes, a unidade era bastante acanhada para a demanda de usuários que recebia diariamente. A recepção era desconfortável, o acolhimento feito em espaço adaptado e não havia consultórios suficientes para todos os profissionais. Existiam rachaduras em partes do gesso do teto no piso superior e as paredes estavam envelhecidas e descascadas. As instalações hidráulicas eram precárias, não tinha acessibilidade para o usuário chegar ao pavimento superior e nem espaços para realização de grupos ou atividades comunitárias.
Na ocasião, o secretário de Saúde, Arthur Chioro, lembrou que o antigo prédio da UBS tinha muitas deficiências e não dava condições adequadas para os profissionais trabalharem, além de equipamentos antigos e o mobiliário velho e danificado. São Bernardo conta hoje com 32 UBSs.
“Nós só temos a agradecer ao prefeito Luiz Marinho pelo que vem fazendo em nossa cidade e por ter a sensibilidade de ouvir a população no seu governo”, ressaltou Luciano Lourenço, presidente do Conselho Municipal de Saúde.
O evento também contou com a presença da deputada Estadual Ana do Carmo, vereadores e secretários municipais.
UBSs ENTREGUES – A UBS Vila União é a 22ª entregue pela atual administração, incluindo a UBS Jardim das Oliveiras, criada em 2009. A Prefeitura também inaugurou sedes novas para as UBSs Batistini e Rudge Ramos e reformou e ampliou as unidades Santa Cruz, São Pedro, Ferrazópolis, Finco, Taboão, Pauliceia, Orquídeas, Planalto, Nazareth, Alves Dias, Parque São Bernardo, Selecta, Represa, Vila Euclides, Farina, Jordanópoles, Vila Marchi e Demarchi.