Luiz Marinho destaca importância das ações regionais no PPA de Diadema
Mais de 200 pessoas participaram da plenária, a penúltima de um total de sete reuniões; a próxima será em Ribeirão Pires
- Data: 27/09/2013 10:09
- Alterado: 27/09/2013 10:09
- Autor: Vinícius Dominichelli
- Fonte: PMSBC
Crédito:
O prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luiz Marinho, participou, na noite desta quinta-feira (26), da 6ª plenária do Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo do Grande ABC, desta vez em Diadema. Durante a reunião, o chefe do Executivo apontou a necessidade de pensar na região como um todo.
“Temos que sair das questões que envolvem apenas as ruas e os bairros, mas também pensar em ações que possam envolver os municípios regionalmente. Ao pensar no PPA Participativo estamos apontando o caminho para introduzir a participação da população das sete cidades”, disse Marinho.
Além do prefeito de São Bernardo e seu vice Frank Aguiar, estiveram presentes também os chefes dos Executivos de Diadema, Lauro Michels, que sediou o evento, de São Caetano, Paulo Pinheiro, de Mauá, Donisete Braga, além de Oswana Fameli, vice-prefeita de Santo André e que representou Carlos Grana.
“Recebemos do Governo Federal recentemente a verba de R$ 120 milhões para a mobilidade. Esse repasse foi possível graças ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC e ao presidente e prefeito Luiz Marinho”, disse Lauro Michels, prefeito de Diadema.
O público que esteve no PPA foi dividido em seis grupos para discutir quatro grandes desafios: melhorar a infraestrutura regional, promover o desenvolvimento urbano e a qualidade da gestão ambiental, fomentar o desenvolvimento econômico regional e também assegurar a inclusão social e promover os direitos humanos.
PPA Regional – Este é o primeiro Plano Plurianual realizado em caráter regional e com a participação da população. A partir das diretrizes apontadas nas plenárias, serão definidos os programas, ações e metas que vão orientar as políticas a serem conduzidas pelo Consórcio nos próximos quatro anos. A proposta é fazer com que o PPA Regional dialogue com o que está previsto nos PPAs Estadual e Federal para facilitar a obtenção de recursos que viabilizem as propostas debatidas conjuntamente pelos municípios.
Os encontros, no total de sete, um em cada município da região, já foram realizados em São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Mauá, Rio Grande da Serra e Diadema. Também é possível participar do PPA Regional por meio da consulta pública, disponível no site do Consórcio (www.consorcioabc.sp.gov.br) até o dia 10 de outubro.
A próxima e última plenária será em Ribeirão Pires, na próxima terça-feira (1), às 19h, no Teatro Municipal Euclides Menato (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jardim Itacolomy).