Luiz Marinho dá boas-vindas aos profissionais cubanos do Mais Médicos

Com a chegada dos sete novos profissionais, o município eleva para 111 o número de equipes do programa Saúde da Família

  • Data: 04/11/2013 08:11
  • Alterado: 04/11/2013 08:11
  • Autor: Soraya Paladini
  • Fonte: PMSBC
Luiz Marinho dá boas-vindas aos profissionais cubanos do Mais Médicos

Crédito:

Você está em:

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, recepcionou e deu boas-vindas aos sete profissionais cubanos do Programa Mais Médicos, que irão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A solenidade, realizada nesta sexta-feira (1º), no Salão Nobre do Paço Municipal, também contou com a presença do secretário de Saúde, Arthur Chioro.

“O povo e os médicos cubanos, para nós, são referência de luta, trabalho e perseverança. A nossa expectativa é muito boa com a presença de vocês, todas focadas no bom atendimento a nossa população que mais necessita”, destacou o chefe do Executivo.

Antes de começarem a atender pacientes nas UBSs, os profissionais participarão de uma semana de integração, quando conhecerão os serviços existentes na rede municipal de saúde e receberão orientações sobre os fluxos na Atenção Básica. Eles vão atuar na periferia da cidade e se juntarão aos outros três médicos que já trabalham nas UBSs Batistini, Santa Cruz e São Pedro, pelo programa do Governo Federal, sendo duas brasileiras e um mexicano. “Tenho a convicção que a vinda de vocês será fundamental para garantir à população de São Bernardo o que está na constituição brasileira, que é o direito a saúde e a cidadania”, disse o secretário Arthur Chioro, acrescentando que a chegada dos médicos eleva para 111 o número de equipes do programa Saúde da Família. São Bernardo tem hoje 32 UBSs.

Entre os médicos que serão designados para as UBSs Represa, São Pedro, Orquídeas, União, Nazareth e Finco, estão Luis Manuel Claro Mena, Rafael José Espinoza Morales, Rafaela Solis Calles, Luis Manuel Cruz Pozo, Raimundo Rolando Charro Gonzalez, Luis Manuel Rojas Clemente e Ylsia Maria Simpson Quevedo. “Todos nós fomos muito bem acolhidos e vamos nos esforçar para que o País alcance suas metas. Os médicos precisam estar onde os doentes estão. Essa é a nossa função”, disse Ylsia Maria Simpson Quevedo, que tem 16 anos de experiência e já atuou por cinco anos na Venezuela.

Mais Médicos – O programa foi lançado em julho deste ano pela presidenta Dilma Rousseff com o objetivo de suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades. Os profissionais brasileiros tiveram prioridade no preenchimento das vagas ofertadas. Os médicos formados no exterior ocuparam as vagas remanescentes e só vão atuar com registro provisório e atendimento restrito às unidades básicas de saúde.

Os médicos cubanos estão participando do Mais Médicos graças a um convênio entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 04/11/2013 08:11
  • Alterado:04/11/2013 08:11
  • Autor: Soraya Paladini
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados