Laboratório de São Bernardo é premiado por diagnósticos de tuberculose

Local foi um dos mais produtivos na realização de exames de tuberculose em todo o Estado, em 2018; rendimento de teste rápido da doença também foi reconhecido

  • Data: 08/10/2019 16:10
  • Alterado: 08/10/2019 16:10
  • Autor: Carla de Gragnani
  • Fonte: Secom - PMSBC
Laboratório de São Bernardo é premiado por diagnósticos de tuberculose

Laboratório Municipal de São Bernardo é premiado por diagnósticos de tuberculose

Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC

Você está em:

O Laboratório Municipal de Saúde Pública (LMSP) de São Bernardo, localizado no bairro Taboão, recebeu, no último dia 27, dois importantes certificados emitidos pelo Programa de Controle da Tuberculose da secretaria estadual de Saúde, que atestam a qualidade dos serviços prestados no equipamento ao longo do ano de 2018. O espaço é especializado no diagnóstico da cultura para tuberculose, além da análise da qualidade da água consumida pela população e exames de hanseníase e esquistossomose e dengue.

Um dos prêmios concedidos reconhece o Laboratório de São Bernardo como um dos mais produtivos na realização de culturas para tuberculose em todo o Estado de São Paulo. Este exame possibilitou que, em 2018, a cidade obtivesse um crescimento de 33% nos diagnósticos, na comparação com os exames convencionais, totalizando cerca de 17 mil atendimentos para diagnóstico e controle de tuberculose e agilizando o tratamento e acompanhamento dos pacientes.

O LMSP também atendeu requisitos determinados pelo Estado e pelo Ministério da Saúde, como realização de exames de em grupos prioritários, como moradores de rua, pessoas privadas de liberdade, pacientes que possuem histórico de infecção por tuberculose anterior, entre outros. “Além de atender a este público, São Bernardo instituiu a cultura universal para tuberculose, ou seja, a realização do exame para todos os pacientes, o que é um diferencial importante em relação a outras cidades do Estado”, destacou o secretário-adjunto de Saúde, Dr. Edson Nakazone.

Outra premiação concedida ao equipamento garante a excelência no rendimento dos módulos do teste rápido molecular, realizado por equipamento conhecido como GeneXpert. A ferramenta faz o diagnóstico da tuberculose, por meio da detecção da presença do material genético do complexo Mycobacterium tuberculosis e a resistência à rifampicina em uma única reação, fornecendo resultados dentro de 2h.

“É com imensa satisfação que recebemos estes certificados. Eles representam o reconhecimento da competência, dedicação e comprometimento de toda uma equipe, voltada para a saúde e o bem-estar da população de São Bernardo, presentes com clareza em sua missão, visão e valores. Parabéns a todos”, destacou o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Dr. Wagner Kuroiwa.

Atendimentos – Além dos testes, o local também realiza exames para diagnóstico e controle de Hanseníase, a análise de potabilidade da água do município, além de atendimentos de denúncias e suspeitas de surtos relacionados à água. Na área de sorologia, o laboratório também realiza exames epidemiológicos (Dengue, Zika, febre amarela, entre outros), além de exames para diagnóstico e acompanhamento de sífilis congênita e exames de Esquistossomose.

Compartilhar:
1
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
1
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
1
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC Laboratório Municipal de São Bernardo é premiado por diagnósticos de tuberculose

  • Data: 08/10/2019 04:10
  • Alterado:08/10/2019 16:10
  • Autor: Carla de Gragnani
  • Fonte: Secom - PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados