Ipem-SP verifica opacímetros e analisadores de gás em São Bernardo do Campo
Opacímetro é um aparelho que mede a característica física dos gases de escape dos motores diesel, na forma do enegrecimento da fumaça
- Data: 01/08/2022 20:08
- Alterado: 01/08/2022 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Ipem-SP
Crédito:Divulgação
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo proteger o consumidor, realizou na sexta-feira, 29 de julho, verificação inicial de 5 opacímetros, e 2 analisadores de gás, na Napro Eletrônica Industrial Ltda em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Os instrumentos foram aprovados.
Opacímetro é um instrumento utilizado para determinar a opacidade da fumaça gerada por motor de ignição por compressão que é expelida através do cano de descarga e não os gases (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de carbono) que a compõe. Isso é feito pelo medidor de gases de exaustão veicular.
A legislação de proteção ao meio-ambiente estabelece limites para emissão desses poluentes de modo a proteger a saúde e o meio ambiente. O opacímetro é usado na fiscalização, mas também como ferramenta para diagnóstico de eventuais anomalias do veículo.
O opacímetro é um instrumento de medição sujeito à metrologia legal, conforme determina a portaria Inmetro nº 60/2008 e, portanto, deve passar por verificação inicial, no fabricante, e verificações subsequentes quando em uso: verificação periódica uma vez por ano e verificação eventual após reparo. Por ser um instrumento óptico sofisticado, a verificação metrológica desse instrumento exige expertise do metrologista e o apoio de um de computador com software específico.
Os analisadores de gases ajudam a monitorar o desempenho do processo de combustão e a eficiência do queimador. A segurança geral será aumentada se a manutenções forem programadas reduzindo os custos de operação.
O analisador é fornecido pelas fabricantes com o lacre do Inmetro, que garante a verificação correta do aparelho. Este lacre possui a validade de seis meses, porém o equipamento pode precisar de uma calibração antes deste prazo, dependendo da quantidade de testes executados com o analisador. O Inmetro verifica apenas se o aparelho está aferido, porém a calibração é realizada pela fabricante ou por uma oficina de manutenção.
De um modo geral, todos os equipamentos realizam a medição de quatro gases:
Monóxido de carbono – CO;
Dióxido de carbono – CO2;
Oxigênio – O2;
Hidrocarbonetos – HC.