Ipem-SP verifica balança e pesos padrão para indústria e oficinas de manutenção, em SBC
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou na sexta-feira, 16 de abril, a verificação inicial de uma balança e 47 pesos padrão para balanças na fábrica da Toledo do Brasil Indústria de Balanças Ltda, localizada em São Bernardo do Campo, […]
- Data: 19/04/2021 14:04
- Alterado: 19/04/2021 14:04
- Autor: Redação
- Fonte: Ipem-SP
Ipem-SP verifica balança e pesos padrão para indústria e oficinas de manutenção
Crédito:Divulgação/Ipem-SP
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou na sexta-feira, 16 de abril, a verificação inicial de uma balança e 47 pesos padrão para balanças na fábrica da Toledo do Brasil Indústria de Balanças Ltda, localizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Diante da pandemia do Covid-19, o Ipem-SP está com equipes de plantão para atendimento imediato de fabricantes de diversos instrumentos ligados à saúde, inclusive, na verificação de pesos padrão utilizados, inclusive, nas indústrias farmacêuticas e químicas.
Os pesos padrão são instrumentos denominados balizadores e têm a finalidade de validar balanças e outros pesos em laboratórios.
A verificação inicial dos pesos padrão é relevante devido ao uso desses instrumentos nas seguintes situações:
– nos casos que necessitam de medições mais precisas, como as realizadas pelas indústrias farmacêuticas e químicas. Nestes setores, os pesos são usados como padrão referência em balanças para conferência, muitas vezes de forma diária, para verificar se as pesagens estão corretas.
– oficinas de manutenção de balanças: os pesos são usados para verificar se o instrumento, após o devido reparo, está realizando a pesagem corretamente.
No caso da verificação inicial em balanças, na fábrica, a equipe do Ipem-SP realiza o Exame de Conformidade de Modelo Aprovado. Na ocasião, é feita a verificação da conformidade do instrumento às características de construção descritas na portaria de aprovação de modelo baixada pelo Inmetro, e específica para o modelo inspecionado.
Na sequência são realizados os Ensaios de Medição. A balança é submetida aos ensaios de determinação de erros de medição, utilizando-se para isso padrões rastreados ao Inmetro.
Sempre que um instrumento de medição é verificado e aprovado, recebe uma marca de verificação inicial. Recebe também uma marca de selagem, (selo de material plástico contendo o símbolo do Inmetro) objetivando garantir a inviolabilidade do instrumento.
Em 2020, o Ipem-SP verificou no comércio 105.441 balanças, e na verificação inicial, no fabricante ou importador, 144.552, e autorizou por meio da declaração do fabricante a comercialização de 87.446.