Iniciou o Mês da Mobilidade Urbana em São Bernardo
De 6 a 30 de setembro serão realizadas na cidade diversas atividades sobre mobilidade sustentável, inclusão e meio ambiente
- Data: 06/09/2013 15:09
- Alterado: 06/09/2013 15:09
- Autor: Ana Lucia Almeida
- Fonte: PMSBC
Crédito:
O Mês da Mobilidade Urbana de São Bernardo do Campo foi aberto oficialmente nesta sexta-feira (6), durante sessão solene na Câmara Municipal. A Prefeitura vai realizar na cidade, de 6 a 30 de setembro, uma série de atividades envolvendo mobilidade sustentável, inclusão e meio ambiente.
A solenidade, que contou com a presença de vereadores e secretários municipais, foi seguida da palestra do arquiteto urbanista e ex-secretário de Transporte do Distrito Federal, Nazareno Stanislau Affonso, que falou sobre o tema “Mobilidade Sustentável, é Possível?”.
O secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar Campos, destacou a decisão de ampliar as ações da Semana Nacional do Trânsito, estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro para ser realizada de 18 a 25 de setembro de cada ano, para o mês todo. “O objetivo foi colocar em evidência o planejamento do prefeito Luiz Marinho, que é investir em mobilidade e dar mais prioridade ao transporte coletivo do que ao individual”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Tião Mateus, parabenizou a Administração Municipal pela iniciativa de buscar soluções e conscientizar a população sobre o tema mobilidade. “É uma discussão voltada ao bem comum e esta casa estará sempre de portas abertas para qualquer debate desta natureza”, disse.
O vereador lembrou, ainda, que no próximo dia 12 haverá uma audiência pública na Câmara Municipal para tirar dúvidas da população sobre a Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará as estações Tamanduateí, em São Paulo, à Djalma Dutra, em São Bernardo.
Durante sua palestra, o arquiteto Nazareno Stanislau falou sobre a nova perspectiva adotada por meio da Lei das Diretrizes da Política Nacional da Mobilidade Urbana (Lei 12.587), que estabelece a prioridade do uso da via para o transporte não motorizado, seguido do transporte público e, depois, o automóvel. “Acredito que a grande novidade é tirar os ônibus do congestionamento por meio dos corredores, mudar a lógica de dar fluidez ao automóvel para dar lugar à fluidez das pessoas”, salientou.
Programação – Fazem parte da programação do Mês da Mobilidade palestras sobre mobilidade sustentável e educação ambiental, primeiros socorros e direção defensiva, além de um encontro com educadores, que serão multiplicadores do programa de educação para o trânsito. As atividades contarão com o apoio de diversas secretarias municipais.
No dia 22 (domingo), quando é comemorado o Dia Mundial sem Carro, será implantada uma ciclofaixa de lazer no entorno do Paço Municipal, das 8h às 13h. No local haverá agentes de trânsito e monitores para garantir a segurança dos ciclistas.
Segundo a consultora especialista em Planejamento de Transporte Urbano, Andrea Brisida, a ideia é que as pessoas comecem a considerar outros meios de transporte em vez do automóvel, como bicicleta, carona, ônibus ou até mesmo a pé, sempre que possível. “Dessa forma, estaremos contribuindo para a redução do número de veículos nas ruas, melhorando a circulação no sistema viário e, consequentemente, a qualidade ambiental e de vida das pessoas.”