Horta Comunitária recebe aporte da AllCare
Localizado no Parque Imigrantes, na cidade de São Bernardo do Campo, o projeto acaba de receber novo aporte da AllCare, o que vai duplicar a produção de alimentos
- Data: 22/06/2021 10:06
- Alterado: 22/06/2021 10:06
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Melhores Dias
Horta Comunitária
Crédito:Divulgação
A AllCare, uma das maiores administradoras de planos de saúde coletivos e por adesão do país, e o Instituto Melhores Dias, organização da sociedade civil que atua no Brasil desde 1993, estão juntos no enfrentamento da insegurança alimentar que tem afetado milhares de pessoas no País. Inaugurada em dezembro de 2020, a horta fornece alimento para cerca de 100 pessoas de 20 famílias. Com a expansão, a capacidade duplicará em poucos meses.
A Horta Comunitária do Parque Imigrantes, no município de São Bernardo do Campo, tornou-se uma realidade a partir da parceria entre a AllCare e o Instituto Melhores Dias. Firmada em dezembro de 2020, ela prevê diversos projetos conjuntos sob o guarda-chuva do programa de sustentabilidade da AllCare. “Acreditamos que levar à população ações e práticas sustentáveis é uma forma poderosa de transformação social e redução das desigualdades. No caso específico desse projeto, estamos falando em conscientização, educação, segurança alimentar e nutrição saudável”, destaca o presidente da AllCare, Farias Sousa.
Para concretização do projeto da Horta, a parceria contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, que autorizou a utilização de um terreno que não estava sendo utilizada ao lado da EMEB Paulo Morando. A área total do espaço cedido é de 590m2, com boa parte em declive. Apenas 270 m2 são planos e foi nessa área que a horta foi montada. Quem explica a escolha do local é a presidente do Instituto Melhores Dias, Joyce Capelli: “Esta é uma comunidade muito emblemática, que conhecemos a partir de outros projetos anteriormente desenvolvidos na escola. Tanto professores, como pais de alunos já tinham manifestado o desejo de ter uma horta comunitária”.
Segundo Joyce, o apoio da AllCare foi determinante para a concretização do projeto. “Mais do que a viabilização financeira, ficamos impressionados com o envolvimento das pessoas da AllCare, que têm visitado o local com frequência e desenvolvido ações que vão muito além do esperado”, conta Joyce.
Inaugurada em dezembro de 2020, com a capacitação da comunidade feita por Júlio Müller, um geógrafo especializado em Permacultura (planejamento de ambientes humanos sustentáveis por meio de práticas agrícolas e sociais), do Instituto Melhores Dias, com orientações e acompanhamento que vão desde a organização dos canteiros (6 retangulares grandes e 7 circulares pequenos), até o plantio das sementes e mudas e manejo das mais de 30 espécies de frutas, hortaliças, legumes e temperos. “Essa capacitação é fundamental para que a comunidade possa, com suas próprias capacidades, manter a horta e torná-la sustentável”, pontua Joyce.
A expansão, já em andamento prevê a duplicação da produção, já que a horta ampliará de 13 para 26 canteiros e acrescentará mais itens ao cardápio. Além disso, já foi adquirida uma cisterna para captação da água da chuva e um espaço fechado para guarda de ferramentas, insumos e materiais.
Ações adicionais como a produção e distribuição de 100 camisetas do projeto para os moradores e a pintura do muro da escola por Denis Pinho, artista visual local, têm sido também promovidas pela AllCare. “É gratificante podermos fazer a diferença no mundo e ajudar a derrubar os muros da desigualdade social. Estamos orgulhosos e não vamos medir esforços para levar cada vez mais qualidade de vida às pessoas”, diz Farias.
“Estamos muito entusiasmados com esse projeto e por encontrar, na AllCare, uma empresa que realmente cumpre o seu papel social, uma parceira que se envolve, participa e acredita na transformação”, conclui Joyce.