Guarda Ambiental de São Bernardo prende 4 pessoas em flagrante por pesca e caça ilegal
Ocorrência foi efetivada na última sexta-feira; além da prisão, infratores foram multados em R$ 10 mil por crimes ambientais
- Data: 07/04/2020 17:04
- Alterado: 07/04/2020 17:04
- Autor: Mayra Anjos
- Fonte: Secom - PMSBC
Guarda Ambiental de São Bernardo prende 4 pessoas em flagrante por pesca e caça ilegal na Represa Billings
Crédito:Divulgação/PMSBC
Em operação de proteção e preservação da reserva ambiental de São Bernardo, a Guarda Ambiental municipal prendeu, em flagrante, quatro indivíduos, que realizavam pesca e caça predatórias às margens da Represa Billings, região do Riacho Grande. Foi apreendido também 1.500 metros de rede, 50 tarrafas, 10 unidades de João Bobo (armadilha de pesca), três barcos, além de uma espingarda calibre 32.
A ocorrência foi registrada no 3º Distrito Policial e, segundo os autos oficias, nenhum dos pescadores tinha licença para a prática e a multa totalizou R$ 10 mil por crimes ambientais. Além de pesca ilegal, o grupo realizava caça a animais silvestres.
Com linha prioritária à proteção ao meio ambiente, a Guarda Ambiental de São Bernardo segue com planejamento intenso de fiscalização e combate, em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O patrulhamento nas áreas verdes foi reforçado, principalmente na região de proximidade com a Represa Billings, alvo frequente de pescas e caças irregulares.
Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo, em ação conjunta com o Ministério Público (MP), adotou uma política de respeito e preservação ao Meio Ambiente, aumentando a fiscalização às margens da represa, além de inibir construções ilegais em áreas de mananciais.
Todas as ocorrências registradas pela Guarda Ambiental são encaminhadas para a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal.