Gotas Eficientes: um dia para deficientes doarem sangue
Conheça ação do Projeto de São Bernardo Adote um Cidadão
- Data: 21/09/2020 17:09
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Reprodução/Facebook
Neste sábado (19) foi o dia nacional da doação de sangue das pessoas com deficiência, e o ABCdoABC acompanhou a quarta edição da ação social Projeto Gotas Eficientes. O evento é organizado pelo projeto de São Bernardo Adote um Cidadão, e trata-se de um dia no qual as pessoas com deficiência e seus familiares vão doar sangue. Atualmente, os bancos de sangue estão com quantidades alarmantes de sangue, então a ação é muito bem vinda nesses tempos complicados.
Segundo Antonio Carlos Veiga, empreendedor e fundador do projeto, trata-se de “um dia onde o deficiente vai doar o amor que corre em suas veias”. Para ele, os deficientes estão sempre recebendo ajuda dos outros “para atravessar a rua, para empurrar a cadeira de rodas ou para entrar numa fila”, e esse dia é reservado para que ele inverta os papeis e tenha uma chance de ajudar o próximo, doando “o que tem de mais precioso na vida da pessoa”, o sangue.
Para Oswaldo dos Santos, doador, é um dia para “a gente poder se sentir feliz, se sentir gente”. Wilson Luis de Oliveira também doou, e segundo ele “a gente nunca sabe o dia de amanhã, a gente pode precisar”.
José Vicente de Paula, fundador do projeto Amigos pra Valer, diz “estamos aqui hoje dando o exemplo de que também somos cidadãos, que nos preocupamos com a saúde do próximo”. A ação é importante não só para o que simboliza para quem precisa, assim como é um ato de inclusão para os deficientes, que se sentem bem podendo ajudar.
Para doar sangue, é preciso:
- Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação)
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos)
- Pesar acima de 50 Kg
- Estar em boas condições de saúde
- Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação
ADOTE UM CIDADÃO
O Projeto Adote um Cidadão foi fundado em 1999 por Antonio Carlos Veiga para qualificação pessoal e profissional de pessoas com deficiência. O projeto oferece 40 cursos totalmente gratuitos através da ação “Educação Empreendedora”, além de levar os deficientes em atividades como surfe, andar de moto, patinação, saltar de paraquedas, entre outros. E Veiga conclui: “o Adote um Cidadão está aberto a todos que queiram participar, todos que queiram ser felizes”.