Golden Square Shopping recebe exposição da Prefeitura
Exposição leva obras de combate às enchentes e coleta seletiva a shopping. População pode conhecer andamento das obras do Programa Drenar
- Data: 22/01/2016 09:01
- Alterado: 16/08/2023 21:08
- Autor: Vladimir Ribeiro
- Fonte: PMSBC
Exposição leva obras de combate às enchentes e coleta seletiva a shopping
Crédito:Raquel Toth
Exposição fotográfica sobre as obras do Drenar, programa de combate às enchentes que está em andamento em São Bernardo, e coleta seletiva foi aberta na tarde desta quinta-feira. A mostra, que segue até o dia 4 de fevereiro no Shopping Golden Square (Avenida Kennedy, 700, Bairro Jardim do Mar), apresenta à população metas, andamento e detalhes das intervenções, que irão acabar com o histórico problema das enchentes que sempre atingiram o Centro e outras regiões da cidade.
Ao todo são quatro painéis de 3 metros de largura por 2 metros de altura que trazem as diversas etapas da construção de piscinões e galerias e também a coleta seletiva porta a porta, presente em toda a cidade. São Bernardo já recicla 5,6% do lixo descartado pela população. Em outubro, a exposição passou pelo Shopping Metrópole, e ainda neste ano estará no Senac e no São Bernardo Plaza Shopping.
A ideia é que, por meio da exposição, o público conheça a complexidade das diversas obras e dos projetos subterrâneos, que foram pensados de modo a impactar o mínimo possível o dia a dia na região central.
O secretário de Coordenação Governamental, que também responde por Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, participou da abertura e lembrou que desta vez a exposição conta também com peça teatral, oficina, mostra de artes feita a partir de material reciclado. Também haverá distribuição de material para sanar dúvidas da população.
“Mesmo com o avanço das obras em vários locais do município, as pessoas ainda podem ter dúvidas sobre as intervenções, que podem ser sanadas na exposição, assim como conhecer o sistema de funcionamento do Drenar na cidade. Além disso, há a questão da reciclagem, que precisamos que todos estejam engajados”, disse.
A peça teatral “Mabel contra o Vilão da Cidade”, que tem viés infantil retratando a mudança de hábitos no cuidado com o lixo, aborda a reciclagem, a economia de água e as obras de combate às enchentes. A exposição também traz obras do artista visual Dener de Sousa, feitas com material reciclável (pneus, latas e papelão, entre outros). “A ideia é que as pessoas vejam que é possível dar um novo significado a tudo. Desde conceitos, sentimentos até o que é considerado descartável”, destacou.
No final da peça, um dos atores desenvolverá oficina com a garotada usando objetos recicláveis e material de apoio, como cola e tesoura, a fim de que possam montar brinquedos e objetos com o lixo reciclável.
“É importante que as crianças tenham essa ligação com a reciclagem, pois já ajudam a separar o material. Em casa, meus filhos me ajudam nessa tarefa”, destacou a corretora de seguros Débora Belineli Valim, moradora do Bairro Jerusalém.
Secoli salientou que a exposição ajuda as pessoas a terem um olhar diferenciado para o material reciclado. “Para muitos é apenas algo a ser descartado. Porém, pode ser transformado em belos objetos de arte.”
DRENAR – Em todo o município estão sendo investidos mais de R$ 600 milhões nas obras de combate às enchentes. O piscinão do Paço Municipal, o maior de todo o complexo de obras, terá capacidade para armazenar 190 milhões de litros de água. Com a intervenção e a construção de galerias na Avenida Aldino Pinotti e na Rua Jurubatuba, as enchentes, que por décadas afetaram a vida dos moradores e comerciantes da região central, serão coisa do passado.
No Rudge Ramos, onde se localiza a segunda maior obra do Drenar, as atividades seguem ritmo normal e já foram entregues os reservatórios Ipiranga, Vivaldi e Helena, além de 20 mil metros de canais e galerias de drenagem, proporcionando aos moradores alívio das tensões provocadas pelas fortes chuvas de verão, que ocasionavam enchentes e inundações. O reservatório Jacquey está em pleno ritmo de obras, com previsão de entrar em operação para testes no fim de fevereiro.
Outras duas frentes de serviço estão em andamento: o reservatório Tanque das Mulatas, prestes a ser finalizado e com capacidade de armazenar 20 milhões de litros de água, e a galeria da Rua Warner, que reforça o sistema de drenagem do Jardim Hollywood e conduz as águas ao Córrego Ipiranga no trecho aberto, cuja obra de retificação foi concluída em dezembro de 2015.
No Bairro Demarchi estão concluídos 97% da canalização do Córrego Capuava. Desde o verão passado o local já não apresenta ocorrências de transbordamento. Resta apenas a conclusão da travessia sob a Rua José D’Ângelo, que ainda não está finalizada em função de interferências com redes de concessionárias – Sabesp, Telefônica, Comgás e Eletropaulo – e a recuperação do viário na Rua Shultz Wenk.
A canalização do Córrego Pindorama, no Jordanópolis, com previsão de término para o primeiro semestre de 2016, está em pleno ritmo de obra. Contudo, já foi verificada, mesmo antes da conclusão total desta obra, a eficiência na eliminação de enchentes e alagamentos.
Além das intervenções acima citadas, bairros como Nova Petrópolis e Paulicéia estão com obras que vão contribuir no combate às enchentes no município, assim como ocorreu com as já entregues ou recentemente finalizadas e em testes, como a drenagem das ruas João Firmino (Assunção), MMDC (Paulicéia), elevatória Rio Claro (Rudge Ramos), córregos Silvina e Chrysler (Jardim Silvina), Alvarenga (Alvarenga) e Colina e Mininha (Baeta Neves).
DISK DRENAR – Os moradores têm vários canais para tirar dúvidas sobre o Programa Drenar: pelo telefone 4341-8613, pelo e-mail [email protected] ou pelo Facebook “programa.drenar”.
SERVIÇO – A exposição pode ser conferida no horário de funcionamento do shopping. Já os esquetes teatrais e a exposição de obras de material reciclável podem ser vistos às terças, quintas e sábados, das 14h às 16h, e das 17h às 19h.