Gestão participativa na Plenária do PPA da Vila Ferreira é aprovada
Mais de 400 pessoas participaram do encontro, em que a população pôde definir, junto com a Prefeitura, os rumos administrativos de São Bernardo
- Data: 16/05/2013 11:05
- Alterado: 16/05/2013 11:05
- Autor: Cosmo Silva
- Fonte: PMSBC
Crédito:
“Para mim é um momento único. Estou descobrindo esse processo de participação direta e me sinto muito honrado em poder contribuir com a cidade”, afirmou Bráulio Socorro, residente no Jardim Nazareth há mais de 30 anos e um dos 400 moradores que compareceram, na noite de quarta-feira (15/5), a mais uma plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2014/2017, dessa vez a da região da Vila Ferreira.
Durante o encontro, que aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Florestan Fernandes, 225 pessoas, entre elas Socorro, se credenciaram e puderam discutir e definir, junto com representantes da Prefeitura, quais são as prioridades de investimento para o período de 2014 a 2017. Na região, os temas escolhidos como mais importantes pelos 10 grupos de discussão em que se dividiram os credenciados foram inclusão social, saúde e segurança urbana.
Para Bráulio, o incentivo que a Prefeitura dá para que as pessoas participem efetivamente da gestão da cidade é o que está fazendo a diferença. “No meu grupo de discussão, pessoas de diferentes opiniões se expressaram e, no final, todos chegaram a um consenso levando em conta o melhor para o futuro de São Bernardo”, concluiu.
Para o prefeito Luiz Marinho, esse tipo de participação da comunidade na definição dos rumos administrativos de São Bernardo é o que está fazendo a diferença na qualidade de vida dos moradores. “O PPA Participativo aproxima governo e população e aponta as diretrizes de investimentos para o conjunto da cidade”, afirmou.
Além do prefeito, também estiveram presentes à plenária o vice-prefeito, Frank Aguiar, vereadores de São Bernardo, representantes da Prefeitura de Mauá, o vereador de São Paulo Alfredo Alves Cavalcante, o Alfredinho, e a primeira dama da cidade capixaba de Colatina, Júlia Deptulski.
As plenárias do PPA são abertas à população e prosseguem em todas as regiões da cidade até o dia 28 de maio.
PPA – Este é o segundo Plano Plurianual (PPA) Participativo realizado pela Prefeitura de São Bernardo. O primeiro ocorreu em 2009, quando foram definidas as prioridades para o período de 2010 a 2013. Na ocasião, as plenárias realizadas pela cidade deram origem a 88 programas, que definiram as principais diretrizes e ações em áreas como saúde, educação, habitação e transporte.
Alguns dos resultados concretos desse processo são a construção do Hospital de Clínicas, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), de novas Emebs e mais de 3,8 mil moradias.
Próximo encontro – O próximo encontro do PPA acontece nesta quinta-feira (16/5), às 19h, na Emeb Aluísio de Azevedo, localizada na Rua Cabral da Câmara, 57, no Jardim Calux.