Fundação Perseu Abramo realiza debate em São Bernardo
Luiz Marinho participa do debate 'Densidade sindical e recomposição da classe trabalhadora no Brasil'
- Data: 30/07/2013 12:07
- Alterado: 30/07/2013 12:07
- Autor: Cosmo Silva
- Fonte: PMSBC
Crédito:
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, participou na noite desta segunda-feira (29), no Auditório da Câmara Municipal da cidade, do debate 'Densidade sindical e recomposição da classe trabalhadora no Brasil'. O evento, promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA), contou com a presença do presidente da entidade, Marcio Pochmann, além do presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Paulo Cayres, e do presidente do Legislativo municipal, Tião Mateus.
Durante o evento foi lançado o terceiro número da publicação FPA Comunica, que avalia a densidade sindical e a recomposição da classe trabalhadora. O estudo faz uma análise sobre a evolução da sindicalização no Brasil nos últimos dez anos, período em que o Brasil expandiu consideravelmente o nível de emprego, com elevação do padrão de vida do conjunto da população.
"O trabalho e a difusão da sindicalização é um processo que tem de ser permanente na classe trabalhadora", ressaltou Luiz Marinho.
De acordo com o estudo, apresentado por Marcio Pochmann, no período de 2006 a 2011, a taxa de sindicalização no Brasil permaneceu relativamente estável em relação ao total dos trabalhadores ocupados. Com mais de 13,4 milhões de novas vagas geradas no período, os sindicatos conseguiram absorver o adicional de 2,8 milhões de afiliados adicionais.
O estudo também aponta que em cada grupo de 10 novos trabalhadores ocupados no Brasil, dois terminam se sindicalizando em suas entidades de categoria. Com isso, a taxa de sindicalização passou de 16,4% para 17% do total dos ocupados entre 2005 e 2011.