FSS lança concurso para a escolha da mascote da Campanha do Agasalho
As inscrições são online e seguem até 27/03, voltadas aos alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas de São Bernardo
- Data: 08/03/2019 11:03
- Alterado: 08/03/2019 11:03
- Autor: Janaina Pereira
- Fonte: Secom/PMSBC
Crédito:Ricardo Cassin/PMSBC
A cada edição aguardado com expectativa maior, o Concurso para Mascote da Campanha do Agasalho têm envolvido a comunidade estudantil de São Bernardo para a importância da solidariedade, respeito, harmonia, entre outros temas que devem permear a formação cidadã das crianças. De modo lúdico e prático, os alunos das escolas regulares em São Bernardo, públicas ou particulares, são convidados a integrar uma verdadeira força-tarefa e criativa para definir a Mascote dessa Campanha, a partir da elaboração de ilustrações que sintetizem a chegada dos dias mais frios e a necessidade da doação àqueles que pouco têm para enfrentar as baixas temperaturas em meados do ano.
Liderado pelo Fundo Social de Solidariedade, o Concurso Cultural receberá inscrições das escolas, bem como seus desenhos e nomes definidos para a escolha da próxima Mascote, entre os dias 13 e 27 de março, e que devem ser efetuadas a partir do cadastro online da escola, no link: https://www.saobernardo.sp.gov.br/mascote2020. A partir dele, encontram-se o regulamento, formulário virtual e a folha oficial para conter a ilustração elaborada para o Concurso, além do nome definido para a mesma. Com a inscrição feita e desenho pronto, será necessário entregar o material pessoalmente junto ao Fundo Social, localizado na Praça Samuel Sabatini, nº 50 – 17º andar, no Centro. O horário de atendimento ao público é das 8h às 17h.
“O Concurso para a Mascote tornou-se mais uma importante ferramenta para impulsionarmos o sentimento de solidariedade, antes mesmo do início oficial da Campanha do Agasalho. Deixa-nos muito contentes por atingir principalmente as crianças, envolvendo suas famílias que também apoiam cada participante na elaboração de um símbolo para essa iniciativa tão genuína à nossa cidade. Essa característica explica porque, a cada edição, temos batido recorde de interação, a desde a escolha da Mascote até o último dia para arrecadação de itens. Afinal, aproxima todos da corresponsabilidade pelo bem do próximo”, ressalta o chefe do Executivo do município.
A mobilização dos alunos ao Concurso pode ser observada pelo interesse crescente das crianças que, no ano passado, somaram 80 ilustrações e nomes para avaliação final. A presidente do Fundo Social, Greici Picolo Morselli, observa que Concurso permite, ainda, que São Bernardo apresente uma Mascote totalmente afeiçoada às características locais. “O Concurso para a Escolha da Mascote da Campanha do Agasalho ajuda a aproximar os estudantes do nosso município das ações sociais, é uma forma de exercerem sua cidadania. É uma ação que já acontece há três anos em São Bernardo e que tem estimulado, ainda mais, a participação dos munícipes de modo geral na Campanha”, destaca.
Seguindo o regulamento, o desenho e o nome da mascote devem ser feitos pela própria criança, elaborados com técnicas livres de criação e arte, de próprio punho, não podendo ser digital. Após o fim do período de inscrições, os desenhos serão encaminhados para uma Comissão Julgadora, composta por integrantes do Fundo Social e das Secretarias de Comunicação e Educação.
PREMIAÇÃO – O resultado será divulgado em maio, durante o lançamento da Campanha do Agasalho, com premiações para o aluno, além da escola e o professor, relacionados à Mascote escolhida para representar esta edição da Campanha. A unidade escolar ganhará um dia em ambiente com brinquedos infláveis. Já o aluno receberá um smartphone e um kit para Artes; e o professor será premiado com um passeio, incluindo três acompanhantes, para clube de campo em Atibaia (SP). Os prêmios foram doados à iniciativa, por parceiros do Fundo Social de Solidariedade.
Edição 2019 – No ano passado, a aluna Isabella Cavalcante Ribeiro, da EMEB Helena Zanfelici da Silva, sagrou-se campeã desse Concurso, com a Mascote Luck, que estampou todo o material da Campanha do Agasalho, informes e comunicação da iniciativa. Ainda sobre o engajamento, São Bernardo atingiu 215 mil peças doadas para a Campanha e que foram direcionadas às instituições cadastradas na Organização.