‘Filhos e Filhas do Subúrbio Operário’ apresenta arte independente do ABC
Pinacoteca de São Bernardo recebe a exposição coletiva que reúne 10 artistas da região até 13 de agosto
- Data: 11/08/2016 20:08
- Alterado: 11/08/2016 20:08
- Autor: Aglaupe Grana
- Fonte: PMSBC
Crédito:Nilson Sandre
A Pinacoteca de São Bernardo, no Jardim do Mar, recebe, a partir de 13 de agosto, às 16h, a exposição coletiva ‘Filhos e Filhas do Subúrbio Operário’, que reúne 10 artistas da região. A mostra, no melhor estilo punk ‘faça você mesmo’, apresenta um pouco da arte independente, de fora do circuito artístico tradicional.
Apesar das diferenças entre a produção dos artistas que vão se apresentar na mostra – Daniel Melim, Felipe Gasnier, Camila Visentainer, Flávio Grão, Priscilla Fernandes, Robinho Santana, Lita Victorino, Dener de Sousa e Rayra Costa -, todos compartilham a meta de criar a chamada arte engajada, independente, e baseada em um modo de organização que é reflexo dos movimentos sociais e sindicais, tão presentes na região do ABC.
A exposição, idealizada pelo músico e morador de São Bernardo, Henrique Celso, tem como meta dar visibilidade à arte vinda do subúrbio. “Os artistas da região têm uma forma peculiar de organização. É evidente a influência dos movimentos sociais nas artes plásticas, música, teatro e em outras manifestações artísticas. O lema do movimento punk, ‘faça você mesmo’, é muito evidente nos trabalhos que vamos expor, produzidos de forma autônoma e independente”, disse. Além de Henrique, a curadoria da mostra é de Thomas Pacheco.
“Essa exposição é uma autoafirmação e reconhecimento das raízes. No ABC existe uma forma peculiar de organização, pela qual os artistas sempre respiraram a luta de classes, com a qual se identificam”, explica Henrique.
Durante a abertura da mostra, que terá a presença dos expositores, será distribuído entre o público um fanzine produzido pelo próprio coletivo, explicando suas origens e produção artística.
A exposição vai até 29 de outubro. Como parte da programação, haverá oficinas, roda de conversa e apresentação musical.
PROGRAMAÇÃO:
13 de agosto, às 16h: Abertura da exposição.
3 de setembro, às 10h: oficina de colagem.
17 de setembro, às 10h: oficina de fanzine.
15 de outubro, às15h: roda de conversa com os artistas e convidados
5 de novembro: encerramento com apresentação musical.
SERVIÇO:
Exposição coletiva ‘Filhos e Filhas do subúrbio Operário’
Até 29/10, de terça a sábado, das 10h às 18h, e quintas, das 10h às 21h.
Pinacoteca de São Bernardo – Rua Kara, 105, Jardim do Mar.
Telefone 4125-4056