FHC recebe título de doutor honoris causa da Universidade Metodista
Esta é a primeira vez que o ex-presidente é homenageado com titulação dessa natureza por uma instituição do ABC
- Data: 24/07/2019 11:07
- Alterado: 24/07/2019 11:07
- Autor: Redação
- Fonte: Universidade Metodista de São Paulo
Crédito:divulgação
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) receberá o título de doutor honoris causa da Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo. A homenagem será realizada em 15 de agosto, às 19h, e visa reconhecer a relevante atuação de FHC na Educação.
Paulo Borges Campos Júnior, reitor da Metodista, afirma que para a concessão do título, a Instituição considerou os trabalhos desenvolvidos nos âmbitos acadêmico, social e político. “Além de sua atuação em cargos como senador e ministro e do exemplo como presidente da República, com respeito às instituições e desenvolvimento do Brasil, o ex-presidente possui importante trajetória acadêmica e produção intelectual”, explica.
O diretor do campus Rudge Ramos, Kleber Carrilho, foi o responsável pela iniciativa e ressalta a importância de fortalecer a pluralidade de opiniões no ambiente universitário. “Devemos manter a Metodista conectada com as mais diversas visões, forças e ideologias políticas, valorizando a capacidade de diálogo com todas as esferas da sociedade”, diz Carrilho.
Além de receber a homenagem, Fernando Henrique Cardoso falará sobre sua trajetória acadêmica e projetos realizados em prol da Educação no País.
A sessão solene será restrita a convidados e transmitida ao vivo pela Internet, com link disponível no Portal da Metodista.
O título
A titulação Doutor Honoris Causa é concedida por universidades de prestígio a personalidades de grande destaque no exercício de seu trabalho. O homenageado passa a compor o corpo de doutores da instituição que concede o título, podendo utilizar a abreviação Dr. h.c.. O ex-presidente FHC receberá da Metodista seu 32° título de Doutor Honoris Causa.
Esta é a quarta vez que a Universidade concede o Honoris Causa: em 2005 homenageou o teólogo argentino José Míguez Bonino; em 2008 foi a vez do teólogo alemão Jürgen Moltmann e em 2010 entregou o título ao professor espanhol José Maria Peiró.
Sobre o homenageado
Fernando Henrique Cardoso foi presidente do Brasil por dois mandatos, entre 1995 e 2003. Também foi senador pelo Estado de São Paulo na década de 1980, ministro das Relações Exteriores (1992-1993) e da Fazenda (1993-1994). É bacharel em Ciências Sociais e doutor em Sociologia, tendo lecionado em países, como México, Chile, Argentina e França, além da Universidade de São Paulo (USP).