Faculdade de Direito São Bernardo firma parceria com universidade italiana
“Mais um convênio na busca da internacionalização da instituição, que permitirá a ida de professores e alunos, além da recepção de estudantes europeus”, salienta o diretor da FDSBC
- Data: 04/07/2019 13:07
- Alterado: 04/07/2019 13:07
- Autor: Redação
- Fonte: MP & Rossi Comunicações
Crédito:Divulgação
Como forma de proporcionar aos seus alunos maior enriquecimento cultural e vivências diferenciadas na área jurídica, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo acabou de estabelecer convênio com a Università Degli Studi di Messina, na Itália.
Esta parceria vem se somar com outros convênios já firmados anteriormente com as Universidade de Bolonha (Itália), Universidad Nacional de Cuyo (Argentina) e com o Centro de Excelência Jean Monnet Rigths and Science, da Universidade de Perugia, também na Itália.
“Mais um convênio na busca necessária e atual da internacionalização de nossa instituição, e que permitirá a ida de professores e alunos, bem como a recepção de estudantes europeus numa troca profícua de experiências”, salienta o diretor da FDSBC, Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, que tem se empenhado na busca constante de melhorias para a faculdade. Em breve, deverão ser finalizadas também as negociações com as Universidades de Turim (Itália), Talca (Chile) e Medellin (Colômbia).
O convênio com a Universidade de Messina foi firmado após o coordenador da área, professor Luiz Guilherme Arcaro Conci visitar a instituição e ministrar aulas para os alunos locais na disciplina Instituições de Direito Público, junto ao Departamento de Ciências Jurídicas e Políticas da instituição.
“Já para o segundo semestre (primeiro semestre acadêmico do calendário europeu) nossos estudantes já poderão cursar disciplinas na universidade, podendo, inclusive, pedir sua equivalência com outras de nosso curso. Esperamos em breve, indicar e receber alunos”, salienta o professor Luiz Guilherme Arcaro Conci.
A aproximação acadêmica com tais universidades já vem produzindo bons resultados. É o caso do lançamento de um livro, que será publicado tanto no Brasil quanto na Itália e na Argentina, coordenado em conjunto pelos professores Conci (FDSBC), Pierangelo Grimaudo (Messina) e Victor Ibañez (UniCuyo), fruto do desenvolvimento de pesquisa colaborativa entre as três instituições.
Sobre o processo de internacionalização, professores da Alemanha, Itália e da Argentina já estiveram na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, como visitantes, ministrando cursos, bem como, os professores da FDSBC também estiveram em outras instituições.
A Instituição: considerada uma das melhores instituições de ensino superior do País, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo tem 54 anos de atividade e é referência no ensino jurídico do Brasil com mais de 14 mil profissionais formados e atuantes em diversas áreas do Direito. Oferece os cursos de graduação e de atualização, além de pós-graduação Lato Sensu.
Seus professores e funcionários administrativos são servidores públicos municipais e ingressam nos quadros respectivos por meio de concursos públicos, ressalvadas as exceções legais. A FDSBC não possui fins lucrativos e a anuidade cobrada dos alunos – uma das menores de São Paulo – garante a autonomia financeira da estrutura.
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está localizada na Rua Java, 425 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo – Telefone (11) 3927-0222 – www.fdsbc.br.