Exposição ‘Traçando meu caminho’ chega à Pinacoteca Municipal
Os artistas, pacientes da rede de saúde mental de São Bernardo, fazem parte do Grupo Traço
- Data: 11/11/2016 11:11
- Alterado: 16/08/2023 19:08
- Autor: Aglaupe Grana
- Fonte: PMSBC
A mostra segue até o dia 26
Crédito:Divulgação
Terá início nesta terça-feira (15), na Pinacoteca de São Bernardo, a exposição ‘Traçando meu caminho’, que reúne trabalhos de Carlos Alexandre e Luis Pinheiro, pacientes da rede de saúde mental que participam de oficina de pintura realizada semanalmente no espaço.
A mostra é resultado de parceria entre a Pinacoteca de São Bernardo e o Núcleo de Trabalho e Arte (Nutrarte), projeto desenvolvido pelas secretarias de Saúde e de Cultura que utiliza a arte como instrumento terapêutico para tratar doenças psiquiátricas. Por meio da iniciativa, os pacientes são considerados agentes sociais criativos e possuidores de cidadania.
Nas oficinas, os artistas podem se socializar fora do ambiente da unidade de saúde, além de expressarem a criatividade e sensibilidade. Com o passar do tempo, os autores ganharam autonomia, se organizaram em um grupo chamado Traço e passaram a realizar as próprias exposições e a negociar a venda das obras.
A mostra segue até o dia 26 e pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 18h, e as quintas, das 10h às 21h. A Pinacoteca fica na Rua Kara, 105, no Jardim do Mar.