Estudantes de São Bernardo são destaques no Global Management Challenge Brasil
Os participantes se inserem em gestão virtual em empresas e situações reais para pôr em prática estratégias administrativas
- Data: 19/12/2022 11:12
- Alterado: 19/12/2022 11:12
- Autor: Redação
- Fonte: São Judas
Crédito:Divulgação
Estudantes da São Judas unidade São Bernardo do Campo do Ecossistema Ânima de Educação, estão participando do Global Management Challenge Brasil, competição internacional, que está sendo realizada até o primeiro trimestre de 2023 a final nacional e quem vencer vai à final internacional que será realizada em Luanda, Angola, no segundo trimestre de 2023. O desafio reúne estudantes de várias instituições que participam com equipes de 3 participantes e assumem o Conselho Administrativo e a gestão de uma empresa de forma virtual para treinar a capacidade de gestão e tomada de decisão dos participantes.
A equipe da São Judas é composta pelos alunos Talita Miranda, Gabriel Caetano, Gustavo Voltareli, Felipe Gatto, Ariane Gonçalves, Fernanda de Alencar, Miguel Freitas, Sofia Tieppo e William Cecotte, do curso de Ciências Contábeis da unidade São Bernardo do Campo. Eles se dividiram em grupos para elaborar estratégias de gestão em empresas reais.
Para Claudio Gonsalves, gerente da São Judas SBC, “a participação dos estudantes no GMC é muito estimulada pela instituição, uma vez que eles têm a possibilidade de vivenciar na prática os aprendizados desde o primeiro semestre do curso. Essa iniciativa vai de encontro a nossa metodologia de ensino. Desta forma os estudantes estão desenvolvendo senso crítico ao mesmo tempo que se preparam para o mercado de trabalho”, destaca Gonsalves.
Os grupos que assumem a gestão das empresas ficam responsáveis por analisar o histórico da companhia para elaborar estratégias para o futuro próximo. A experiência permite que os estudantes tomem decisões em múltiplas áreas e avaliem os resultados de seus esforços. Outra possibilidade é a de visualizar a empresa inserida dentro de um contexto de concorrência de mercado e condições econômicas.
“A expectativa para participar da competição está muito alta. Sei que essa fase do desafio irá exigir muito comprometimento, garra e dedicação. Creio que essas competências já fazem parte do que somos como grupo, nossa meta é focar na estratégia e entregar o nosso melhor”, conta Alessandra Ribeiro, estudante do 7º semestre de Ciências Contábeis na São Judas São Bernardo do Campo.
Segundo o site da GMC “a competição se baseia na medição do ROI (retorno sobre o investimento) para os acionistas, o valor de suas ações no final da competição e a distribuição de dividendos, após ter permitido a compra ou a venda de qualquer ação”.