Estapar inicia monitoramento na Zona Azul Digital em São Bernardo
Empresa foi responsável pela modernização da operação na cidade, além de ser pioneira na implementação de sistemas rotativos
- Data: 31/01/2020 13:01
- Alterado: 31/01/2020 13:01
- Autor: Redação
- Fonte: Estapar
Crédito:Gabriel Inamine/ PMSBC
A partir do próximo dia 3 de fevereiro, passa a vigorar a cobrança do sistema de Zona Azul Digital em São Bernardo do Campo. A operação administrada pela Estapar promove, desde 02 de janeiro, campanha de orientação, que visa esclarecer as dúvidas dos usuários sobre o sistema. O contrato de concessão foi anunciado pelo prefeito Orlando Morando no fim do ano passado, e na ocasião foi destacado que a operação será 100% digital.
O plano representa uma ampla modernização da atual Administração da Prefeitura, uma vez que o sistema operacional antes era por talão de papel, com a ajuda de auxiliares, o que gerava muita reclamação.
Com o início do monitoramento, a Secretaria de Transportes e Vias Públicas do município passa a receber em tempo real todos os dados estatísticos, imagens e vídeos, dessa maneira poderá realizar a fiscalização de toda área de abrangência da Zona Azul Digital.
As novas vagas nas áreas de ampliação estão em fase final de implantação e estarão disponíveis para os usuários nos bairros Centro, Rudge Ramos, Vila Duzzi, Baeta Neves, Jardim do Mar e Vila Marlene.
Nesses novos locais e nos que já estão estabelecidos desde o dia 02 de janeiro os motoristas da cidade vão poder efetuar o pagamento e a renovação da vaga pelo aplicativo da Estapar chamado Vaga Inteligente, disponível gratuitamente nas versões Android e iOS. “A população de São Bernardo do Campo terá acesso a um serviço moderno e totalmente seguro”, afirma o diretor da Estapar Adelcio Antonini.
Os motoristas que não conseguirem utilizar o aplicativo poderão ir até um ponto de venda credenciado nos comércios locais. Funcionárias da Estapar também efetuarão a venda dos tickets.
Com o novo modelo os usuários não precisarão se deslocar para a compra de créditos e não será necessário retornar ao veículo para deixar o papel. Isso proporcionará mais comodidade e rapidez para estacionar nas vias públicas. Outro benefício é a função GPS, que possibilita que o motorista encontre facilmente a localização do veículo estacionado e também receba alertas sobre o vencimento do tempo estacionado.
O diretor da Estapar Adelcio Antonini, explica que o objetivo do estacionamento rotativo é o de colaborar cada vez mais com a mobilidade urbana no centro da cidade, melhorar o fluxo de veículos e permitir que motoristas encontrem vagas rapidamente. “A rotatividade favorece tanto os motoristas, que passam a encontrar uma vaga com mais rapidez, quanto os lojistas, pois o aumento da circulação significa um número maior de potenciais clientes”, explica o executivo.
Antonini afirma ainda que a modernização e a implantação do novo controle informatizado, que controlará a ocupação das vagas, resultará em melhora significativa da rotatividade. “Todas as medidas adotadas facilitarão ainda mais a acessibilidade”, finaliza.
Idosos e deficientes físicos têm direito à gratuidade desde que estacionados nas vagas específicas e que tenham o cartão de idoso e/ou deficiente, respeitando o tempo máximo de permanência estabelecido para o local, conforme placas de sinalização. Além disso, as motos estão isentas do pagamento da Zona Azul Digital desde que estacionadas nas vagas demarcadas para este tipo de veículo.
Valores
1 hora R? 2,00
2 horas R? 4,00
3 horas R? 6,00
4 horas R? 8,00
Vale destacar que o usuário deve verificar nas placas de sinalização o tempo máximo que o usuário poderá permanecer em cada local. O período adquirido pode ser utilizadoem qualquer vaga da Zona Azul Digital até o horário do vencimento, respeitando o limite de permanência.
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta das 8h às 18h e sábado das 8h às 14h, exceto domingos e feriados.
Central de Atendimento ao Usuário:
Alameda Dona Tereza Cristina 163, Centro – São Bernardo do Campo.