Especialista lança desafio para empresas atuarem no inconsciente do consumidor

Fernando Kimura, especialista em neuromarketing, explica a técnica das emoções para as pequenas empresas venderam mais; Evento foi realizado na ACISBEC com a participação de 200 pessoas

  • Data: 29/03/2019 11:03
  • Alterado: 29/03/2019 11:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: ACISBEC
Especialista lança desafio para empresas atuarem no inconsciente do consumidor

Crédito:divulgação

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A forma como as marcas entram na cabeça do consumidor e por quê razão se paga mais caro. As questões foram a tônica da palestra Marketing Digital-Inovação em Comunicação e Neuromarketing, desenvolvida por Fernando Kimura, especialista referência na área. O programa gratuito aconteceu na noite de quinta-feira (28) na ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), lotou o auditório e teve a participação de cerca de 200 pessoas.

O evento foi realizado em parceria entre a ACISBEC, SDECT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo), Sebrae e Sicredi. O vice-presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, abriu o evento e ressaltou a importância dessas ações e qualificações para evolução dos negócios.

Em sua palestra, Kimura apresenta o neuromarketing para as empresas entenderem como atuar no inconsciente do consumidor. A técnica explica a relação inconsciente da marca, produto ou serviço e o comprador. “O neuromarketing é o marketing das emoções, onde marca/produto e consumidor se relacionam de forma emocional”, afirmou.

As marcas hoje estão transformando seus consumidores em amantes dos produtos, os consumidores amam a marca, amam o produto, isso reverte em consumidores muito mais do que fiéis.

De acordo com o especialista, as pessoas não são tão racionais quanto deveriam. “As marcas mais valiosas do mundo têm emoção por trás, que é o engajamento emocional. Por isso, o empreendedor deve construir marcas que fiquem na lembrança do consumidor. Por exemplo, ‘não é uma Brastemp ou se é Bayer é bom”, comentou. As dicas para que o consumidor perceba uma loja, vendedor ou serviço está na chamada tríade da comunicação inconsciente, formada por atenção, memória e emoção. “Com esses três atributos, a chance de ser lembrado é maior. É fundamental que o empreendedor altere padrões, não seja igual a todos”.

Considerando que a maioria das decisões de compra é inconsciente, é preciso que os empreendedores, especialmente os pequenos negócios, lancem estratégias importantes que valorizem os produtos. “Não é porque um produto, marca ou serviço é popular que ele não é incrível. Ao contrário do que muitos pensam, vender mais caro pode ser o caminho para obter melhores resultados do que vender mais e mais barato. A inovação requer mais ousadia do que dinheiro. Por isso, o empresário deve transmitir emoções, sensações e sentimentos para as pessoas”, explicou.

As soluções para o crescimento dos negócios também passam pela inovação, segundo Kimura. “Essa é uma ferramenta que requer mais do que dinheiro: ou seja, ousadia. As pequenas e médias empresas têm menos medo de errar, menos complexidade e mais velocidade”, concluiu. A saída ainda é agregar valor ao produto para que ele seja mais valorizado.

Também participaram do evento, o secretário da Sdect, Hiroyuki Minami, e o gerente regional do SEBRAE no Grande ABC, Paulo Cereda.

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  • Data: 29/03/2019 11:03
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