Entrega de obras em São Bernardo vira case de gestão em fórum internacional
Prefeito Orlando Morando foi um dos convidados a participar da Semana do Clima da América Latina e Caribe, realizada em Salvador
- Data: 22/08/2019 17:08
- Alterado: 22/08/2019 17:08
- Autor: Daniel Macário
- Fonte: Secom/PMSBC
Crédito:Divulgação/ PMSBC
Referência nacional no desenvolvimento de projetos e obras públicas, São Bernardo foi destaque, nesta quinta-feira (22/8), durante a realização da Semana do Clima da América Latina e Caribe, a Climate Week, em Salvador (BA). Na oportunidade, a convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o prefeito Orlando Morando apresentou para convidados do fórum internacional os bons resultados colhidos pelo município com a execução de projetos e entrega obras feitas pela atual gestão nas áreas de Drenagem e Mobilidade Urbana, em parceria inédita firmada junto a CAF.
Firmada ainda em 2017, por meio de iniciativa do prefeito Orlando Morando, a parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina, rendeu ao município montante equivalente ao valor de US$ 125 milhões (cerca de R$ 394 milhões, conforme cotação da época) para retomada de obras paralisadas pela cidade, dentre elas o Piscinão do Paço – maior obra de drenagem urbana do País. Com capacidade para reter 220 milhões de litros de água, o equipamento foi entregue no último dia 20, no aniversário de 466 anos de São Bernardo. A parceria ainda possibilitou a entrega do Complexo Viário Castelo Branco e do Viaduto Mamãe Clory.
“A CAF tem sido uma das maiores parceiras financeiras do município de São Bernardo. Durante o Climate Week pude expor os resultados dessa parceria e fazer uma apresentação das obras de Mobilidade Urbana e também de combate às enchentes que estamos executando na nossa cidade. Tive a honra de compartilhar essas boas experiências e projetos bem-sucedidos de São Bernardo para grupo formado por ambientalistas vindos do setor público e representantes de instituições financeiras”, destacou o chefe do Executivo ao ressaltar os bons resultados alcançados pelo case de sua gestão.
POLÍTICAS PÚBLICAS – Com a presença de renomados participantes internacionais e com a realização de eventos diversificados, a Climate Week teve como objetivo fomentar o debate acerca dos desafios e oportunidades relativos às mudanças do clima no mundo. As conclusões da Semana do Clima irão alimentar os resultados da Cúpula sobre a Ação Climática, organizada pelo Secretário-Geral da ONU em 23 de setembro em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com o objetivo final de impulsionar a ambição e acelerar a implementação do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
INTERNACIONAL – Sediada pelo Governo Federal do Brasil com o apoio de cidade de Salvador, a Semana do Clima da América Latina e Caribe 2019 é um evento internacional coorganizada pelo Secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Parceria UNEP DTU, Banco Mundial (BM), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Estratégia de Desenvolvimento de Pequenas Emissões (LEDS), Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Associação Internacional de Comércio de Emissões (IETA).